Imprimir

Notícias / Agricultura

Falta de logística, acesso à internet e invasões do MST são obstáculos para agricultura, avalia Maggi

Da Redação - Fabiana Mendes

Durante o ano de 2017, produtores rurais colheram a maior safra da história do Brasil. De acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foram 238 toneladas de grãos. No entanto a falta de logística, acesso à internet e invasões do Movimento Sem Terra (MST) em áreas destinadas a plantações são alguns dos obstáculos que impedem que os resultados sejam ainda maiores. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi (PP) assegura que está preocupado com estas situações e tem atuado para garantir tranquilidade aos produtores rurais. 

Leia Mais: 
Entrega de equipamentos avaliados em R$ 4 mi vai beneficiar pequenos produtores em 36 municípios

Uma estudo da Nasa confirmado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelou que no Brasil a área de lavoura é de 63,9 milhões de hectares. Os números representam 7,6% do território nacional. Além disso, mais de 66% da vegetação nativa é preservada. Sendo os agricultores são responsáveis por 30% desta preservação.
 
Maggi defende a ampla divulgação dos dados que serão utilizados para rebater a crítica recorrente internacional de que os “agricultores brasileiros são desmatadores”.
 
“Nós vamos ter que corrigir um discurso interno, onde nós mesmos falávamos mal da nossa agricultura e dos nossos produtores. E também corrigir este discurso lá fora. E agora com base em dados e números é incontestável”, disse Maggi em entrevista ao Jornal da Band.
 
Diante da maior safra da historia, a agricultura enfrenta muitos desafios para que os números continuem em alta. Uma das maiores dificuldades é falta de armazéns para guardar toda a safra colhida durante o ano. As péssimas condições das estradas também são apontadas como obstáculo.
 
Demarcações de áreas indígenas em regiões consolidadas pela agricultura e pecuária são outro desafio. “Vêm índios do Paraguai [para Mato Grosso do Sul] e da Bolívia para o Mato Grosso e acabam se misturando e isso se torna uma grande contingente”, afirma Blairo, que também comenta sobre as invasões em terras produtivas por integrantes do MST.

“É uma coisa que é um terrorismo. Não é uma pauta de reivindicação para produzir. Isso já deixou de ser há muito tempo no Brasil. Então deve ser tratada desta maneira e o governo está sempre preocupado com esta situação e tem que atuar para garantir aos proprietários rurais o direito à propriedade e a garantia para que ele possa produzir com tranquilidade”.
 
A falta de conectividade em áreas rurais também se torna um obstáculo. Em grande parte das áreas rurais ainda não é possível ter acesso à internet.  Sendo assim repasses de dados e até mesmo a comunicação se torna um desafio para os produtores. 
Imprimir