Imprimir

Notícias / Agronegócio

Serviço de agrometeorologia garante informações de precisão e bom rendimento da safra; conheça

Da Redação - André Garcia Santana

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou mais uma previsão ostensiva para a colheita da soja mato-grossense: a safra 2017/18 deve produzir 30,859 milhões de toneladas do grão, ante 30,513 milhões do período anterior. Os resultados podem ser mantidos, ou potencializados, com a ajuda de um serviço meteorológico inédito, fruto da parceria entre a Climatempo e Agrosystem. Com o Agroclima-Pro, agricultores que não tenham estação em suas propriedades poderão contar com informações climáticas de alta precisão.

Leia mais:
Produtores de MT miram na China e firmam cooperação com Canal do Panamá; entenda

Assim, produtores contratar o serviço por assinatura, adquirindo também um dos modelos disponibilizados pela Agrosystem. No caso dos que já têm a estação, a Climatempo irá fazer orientações para leitura e interpretação correta dos dados. De acordo com a empresa, o sistema  oferece informações sobre os diversos microclimas – variações climáticas em uma determinada área – de uma região.

“A temperatura, o nível de água no solo, a incidência das pragas, tudo pode variar de um local para o outro. A tecnologia da Climatempo consegue captar essas diferenças e oferecer ao produtor uma opção de planejamento segmentado muito mais efetiva”, afirma Patrícia Madeira, diretora de Produtos da Climatempo.

As companhias também estarão juntas ao longo de todo o ano nos principais eventos do setor de todo o país para mostrar aos produtores os benefícios da agrometeorologia de precisão, explicando conceitos e maneiras de ampliar a produtividade e a rentabilidade das fazendas.

O serviço também é pioneiro ao permitir a integração dos dados captados das estações meteorológicas das fazendas. A conexão funciona de forma similar aosaplicativos de transporte. Os usuários compartilham informações que já possuem para tornar a qualidade do serviço ainda melhor e mais efetiva.

 A Agrosystem, no mercado há mais de 30 anos, é distribuidora exclusiva para o Brasil da empresa norte-americana Davis Instruments®, referência mundial no mercado de estações meteorológicas.  “Oferecer um amplo portfólio de produtos e serviços ao agronegócio e apoiar o produtor para que ele evolua constantemente, inovando na mecanização agrícola e fortalecendo a sustentabilidade do negócio é o nosso principal papel”, diz Carlos Henrique Jacintho Andrade, CEO da companhia.
Imprimir