Imprimir

Notícias / Energia

​Falha em usina deixa 120 mil pessoas de 14 municípios de Mato Grosso sem energia elétrica

Da Redação - Vinicius Mendes

Uma falha na Subestação do Xingú, no Pará, acabou deixando 14 municípios de Mato Grosso sem energia elétrica na tarde desta quarta-feira (21). Em oito destes municípios a interrupção do fornecimento foi completa. O Organizador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) se manifestou por meio de nota informando que o problema atingiu vários estados do Brasil, mas já está sendo resolvido.

Leia mais:
Vendaval derruba cinco torres de energia e deixa 50 mil pessoas de 15 municípios sem luz; veja fotos
 
Nos municípios de Alta Floresta, Carlinda, Cáceres, Cotriguaçu, Jangada, Juruena, Rosário Oeste e Sapezal o fornecimento de energia foi completamente interrompido. Já os municípios de Poconé, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande foram atingidos parcialmente.

A Energisa se manifestou por meio de nota explicando que o problema ocorreu por causa de uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN), que causou o desligamento de cerca de 18.000 MW, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

O ONS também emitiu uma nota explicando a situação. De acordo com o órgão, na região Centro-Oeste foram desligados 3.200 MW, mas o fornecimento já estava normalizado até às 16h15.  O problema, a nível nacional, ainda está sendo resolvido.

Leia na íntegra a nota da Energisa:

A Energisa informa que a interrupção de energia que aconteceu ontem, em diferentes regiões do país, foi provocada por uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN), que causou o desligamento de cerca de 18.000 MW, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. As causas do desligamento, portanto, não estão relacionadas a problemas técnicos da distribuidora e já estão sendo investigadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.
 
Leia a nota da ONS:
 
Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional - SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.
 
Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.
 
Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.
 
Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
 
As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.
 
As causas de desligamento estão sendo investigadas.
 
Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis.

Mais detalhes pelo link - http://ons.org.br/Paginas/Noticias/20180321-notaaimpresa-complementar.aspx
 
Assessoria de Imprensa
Operador Nacional do Sistema Elétrico
 
Imprimir