Imprimir

Notícias / Economia

Crescimento do uso da Energia Solar no Brasil gera polêmica entre as concessionárias elétricas

Da Redação - Thaís Fávaro

A energia solar fotovoltaica, sistema que transforma a luz do sol em fonte de energia elétrica através de um equipamento instalado no telhado dos imóveis, teve aumento de 350% de adesão no último ano em todo o país. O crescimento gerou preocupação nas distribuidoras de energia, que temem pela queda na arrecadação de impostos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) discute alternativas para que até 2020, os consumidores tenham que pagar algum tipo de tarifa para ter geradores domésticos.

Leia mais
MRV inicia projeto de mobilidade elétrica compartilhada em condomínios com energia solar
 
Na maioria dos estados brasileiros a energia solar, em sua modalidade "distribuída", onde as placas são instaladas diretamente sobre o telhado daqueles que vão utilizar a energia, já tem um período de recuperação de investimento (payback) de 4 a 6 anos. Ou seja, após este período a energia produzida pelos painéis será praticamente grátis. Em questão de 5 a 7 anos a energia solar fotovoltaica será mais barata que a energia gerada pelas hidrelétricas se tornando assim a fonte mais competitiva.

Além disso, a energia solar é considerada sustentável, pois seu impacto ambiental é menor se comparado à outras fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás.
 
Entenda como a energia solar gera economia

O engenheiro eletricista da empresa Oeste Solar Energia, Rubens Araújo, afirma que produzir energia pode gerar uma economia de até 95% na conta de luz devido à fatores como o alto nível de irradiação solar no Estado de Mato Grosso e pela não arrecadação de impostos sobre a geração distribuída, por parte do governo. Tudo isso gera economia já no primeiro mês de uso dos equipamentos.

Rubens alerta que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), irá abrir uma audiência pública para colher subsídios que permitam uma alteração regulatória na resolução normativa 482/2012, que trata de regras para micro e mini geração distribuída.

A revisão na regulação, é devido ao receio por parte das distribuidoras, de que as concessionárias sejam prejudicadas com o aumento de consumidores gerando a própria energia. As alternativas segundo a ANEEL, é analisar um novo sistema de compensação de energia elétrica, que valoriza a energia injetada na rede permitindo assim o crescimento sustentável. O que implicara diretamente no custo atual desse sistema.

Vale lembrar que a nova regra passa a valer apenas para os novos entrantes na geração distribuídas. Para quem já está no mercado, permanece a regra anterior. A energia solar veio para ficar e democratizar a produção de energia limpa. Esperamos que a ANEEL mantenha os benefícios aos consumidores que escolhem uma fonte de energia renovável.
Imprimir