Imprimir

Notícias / Agricultura Familiar

Jornada em Defesa da Reforma Agrária traz líder do MST à UFMT

Da Redação - Isabela Mercuri

A segunda edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) acontece na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) entre os dias 27 e 29 de maio. Com o objetivo de discutir os impactos do agronegócio, as alternativas sustentáveis, a distribuição mais justa das terras e o respeito ao meio ambiente e a quem vive no campo ouvindo especialistas, ativistas, agricultores e comunidades tradicionais, o evento traz uma palestra de Gilmar Mauro, um dos principais líderes do Movimento Sem Terra, além de ampla programação.

Leia também:
Sem 'crise de abastecimento', assentados da reforma agrária vendem produtos orgânicos em Cuiabá
 
Iniciada em 2014 com a participação de 40 instituições federais de ensino, a JURA chega em 2019 a 60 Universidades e Institutos Federais. Neste ano, as atividades começaram antes mesmo da abertura oficial. No último dia 18, por exemplo,  aconteceu uma vivência para estudantes e interessados no Acampamento Padre José Ten Cat (Jaciara) e no assentamento Egídio Bruneto (Juscimeira), coordenada pelas professoras Gislayne Figueiredo Mírian Sewo, ambas da UFMT.
 
Entre os dias 20 e 24 de maio, sempre às 19h, no auditório do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT (Musear) são exibidos documentários sobre a luta pela terra, as comunidades quilombolas e a educação nos assentamentos da Reforma Agrária.

A abertura oficial do evento será às 19h do dia 27 de maio, no Auditório do Centro Cultural da UFMT, com a palestra de Gilmar Mauro. Outras mesas compõe a programação em diversos horários e locais:

“Movimentos quilombolas: história, identidade e luta” (dia 27 das 10:00 às 12:00 no Auditório do IGHD);

“Impactos das hidrelétricas nas bacias do Teles Pires e Juruena – A visão dos atingidos” (dia 27 das 14:00 às 16:00 no Centro Cultural da UFMT);

“O jornalismo de Mato Grosso e a expansão do agronegócio no estado” (dia 27 das 16:00 às 18:00 no Auditório da Faculdade de Agronomia e Zootecnia), com coordenação dos jornalistas Francisco Alves e Vinicius Souza, ambos colaboradores dos Jornalistas Livres;

“Formas de organização da universidade frente às demandas dos movimentos sociais” (dia 28 das 10:00 às 12:00 no Centro Cultural da UFMT);

“A educação do campo frente aos ataques ultraliberais” (dia 29 das 8:00 às 10:00 no Centro Cultural da UFMT);

“Trabalho, patriarcado e natureza: olhares e percepções de mulheres camponesas” (dia 29 das 10:00 às 12:00 no Auditório do PPGE).

Entre as oficinas, seminários e cursos previstos estão: 

Oficina de Bacia de Evapotranspiração” (dia 28 a partir das 8:30 no Auditório do IGHD);

“Seminário: Trabalho escravo contemporâneo no campo e reforma trabalhista” (dia 28 das 14:00 às 16:00 no Centro Cultural da UFMT); 

“Oficina: Teatro do Oprimido” (dia 28 das 14:00 às 16:00 no Auditório do Instituto de Educação).

Haverá ainda exposições, lançamentos de livros, rodas de conversa, místicas e Feiras com diversos produtos, entre outras atividades. Veja a programação completa em https://juramatogrosso.wixsite.com/jura2019/programacao.

Serviço

Jornada Universitária  em defesa da Reforma Agrária
Local: Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá
Data: 27 a 29 de maio de 2019 em diferentes horários
Participação com certificado mediante inscrição.
Informações: https://juramatogrosso.wixsite.com/jura2019/programacao 
Imprimir