Imprimir

Notícias / Geral

Hotel Águas Quentes possui política que garante menor impacto ambiental

Da Redação - José Lucas Salvani

Desde 2009, o Hotel Águas Quentes, localizado na Serra de São Vicente, no Parque Estadual de Águas Quentes, possui uma política, por meio do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que garante a preservação do meio ambiente, prevenindo impactos, evitando ou controlando os mesmos.

Leia mais:
Mais de mil participam de circuito de corrida de mountain bike no Hotel MT Águas Quentes

"Muitas ações são realizadas no local, como construção e manutenção de aceiro no entorno das nascentes do parque, instituição de equipe de brigadista do próprio hotel, ecoaulas com a comunidade local, feira de produtos produzidos pela comunidade, monitoramento da qualidade da água do rio a cada três meses, entre outros", completa o gestor ambiental Joab Almeida da Silva.

Com o SGA, o hotel possui a certificação do selo ISO 14001 desde 2014. Desta forma, garante que a empresa atende a uma série de padrões de proteção ao meio ambiente e responde a mudanças nas condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas. É de adesão voluntária e as organizações que buscam o sistema querem fazer algo a mais pelo meio ambiente e não apenas cumprirem as leis de sua obrigatoriedade.

O hotel realiza também serviço de vigilância e governança ambiental do Parque Estadual Águas Quentes, visando a preservação do local, a proteção das nascentes, prevenindo o desmatamento e caça ilegal, descarte inadequado de resíduos, invasão da área e queimadas.

"Temos uma preocupação constante em preservar o meio ambiente e as práticas sustentáveis entre o turismo e a natureza, com um planejamento que assegure a viabilidade econômica da operação de longo prazo e um modelo participativo de gestão envolvendo o Estado, o setor privado e a comunidade local", concluiu a diretora.
Imprimir