Imprimir

Notícias / Logística

MT Gás aprova estudo para implementação de sociedade entre estatal de MT e empresa da Bolívia

Da Redação - Vinicius Mendes

Em uma nova rodada de trabalho, a equipe da Companhia Matogrossense de Gás (MT Gás) aprovou o estudo para a implementação da sociedade entre a estatal de Mato Grosso, e a boliviana Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB), para restabelecer o fornecimento de gás natural ao estado. A agenda ocorreu entre os dias 30 de julho e 2 de agosto em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
 
Leia mais:
Mauro Mendes e Evo Morales assinam termo para distribuição de gás natural e ureia em MT
 
Conforme o presidente da MT Gás, Rafael Reis, foram apresentados os resultados do grupo de trabalho técnico formado para estudar a melhor modelagem de negócio para a sociedade, com o objetivo principal de que o acordo seja permanente, e não de fornecimento parcial ou temporário.
 
“Após estudos técnicos escolhemos a melhor modelagem para o negócio, com o aceite da equipe da estatal boliviana. Agora, o próximo passo será formalizar o fornecimento de gás enquanto estivermos implantando a sociedade, que demorará cerca de 12 meses”, explica, sobre o avanço na negociação.
 
No molde apresentado, será negociado o fornecimento de gás natural, do gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como o gás de cozinha, o gás natural liquefeito (GNL), e o gás natural comprimido (GNC).  Foram analisados os aspectos legais da sociedade, o mercado potencial para o Gás, a infraestrutura e logística, ente outros pontos.
 
O próximo encontro para tratar do fornecimento acontecerá no Fórum Internacional de Gás, Petroquímica e Combustíveis Verdes, que será realizado entre 19 e 23 de agosto na Bolívia. Na ocasião, o presidente da MT Gás irá proferir uma palestra sobre “A importância do Gás da Bolívia na atividade de distribuição no mercado do Brasil”, à convite do governo do país vizinho.
 
O objetivo principal da criação da sociedade é possibilitar que Mato Grosso tenha o fornecimento de gás natural de forma ininterrupta, em um contrato firme, e com isso, possa oferecer segurança jurídica e atrair investimento para a instalação de novas indústrias em solo mato-grossense.
 
Além da delegação de Mato Grosso, participaram da agenda o Vice Ministro de Industrialización da Bolívia, Humberto Salinas, representantes da área técnica do Ministério de Hidrocarburos, e representantes da YFPB.
 
Imprimir