Imprimir

Notícias / Pecuária

Parceria entre a Unemat e Embrapa levará tecnologia e assistência técnica pecuária ao Norte Araguaia

Da Redação - José Lucas Salvani

Uma parceria firmada entre a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Embrapa Pecuária Sudeste irá permitir com que 22 alunos do curso de zootecnia da unidade educacional sejam capacitados para prestar assistência técnica e levar tecnologias a dez propriedades da microrregião do Norte Araguaia.

Leia mais:
Estatal chinesa confirma implantação de centro de tecnologia em MT com investimentos de até U$ 10 bi

Luiz Antônio Soares, diretor do campus do Médio Araguaia, disse que a parceria permitirá a formação continuada dos alunos. "É uma região do interior do Estado, com questões muito específicas, uma das maiores áreas de assentamentos rurais do Estado de Mato Grosso e uma pecuária tradicional", disse ele. A expectativa é que os alunos conheçam e se envolvam ainda mais com a realidade local, identificando problemas e indicando soluções.

A formação continuada ocorrerá por meio de treinamentos e troca de experiências entre estudantes e professores da Unemat, técnicos inscritos no programa de transferência de tecnologia Bifequali TT e produtores rurais da região de Vila Rica (MT). Daqui a dois anos, está prevista a produção de um relatório de avaliação de impactos sobre esse trabalho que será desenvolvido.

O acordo contempla a expansão do Bifequali TT em uma região formada por 15 municípios, em uma área de transição do Cerrado para a Amazônia. O professor Fábio Júnior Ferreira, coordenador do curso de zootecnia, disse estar muito otimista, "principalmente por levar tecnologias aos produtores e formar profissionais capacitados para a pecuária de corte, que é a principal atividade econômica da região".

De acordo com o documento que formaliza a parceria, o Norte Araguaia possui grandes projetos de assentamento da reforma agrária e de colonização privada, nos quais vivem e trabalham mais de 15 mil famílias. Desde que se instalaram nesta região a partir dos anos 1980, os agricultores convivem com assistência técnica insuficiente, o que compromete os resultados e a eficiência da pecuária.

Técnico do programa Bifequali TT, Avelino Egídio Taques Filho já atua na região e a partir da parceria formalizada vai intensificar os treinamentos e capacitação de outros técnicos locais.

Nesta semana, depois de visitar várias propriedades, o coordenador do Bifequali TT, Adilson Malagutti, pode avaliar os trabalhos realizados, já com a participação do professor Fábio e estagiários. "Essa parceria pode ser a esperança de manter essas famílias no campo com uma renda digna. Os alunos da Unemat também terão uma oportunidade de verificar que a prática é diferente da sala de aula", disse.

Como vai funcionar

Depois de selecionados os alunos da Unemat que possuem interesse e atuar na assistência técnica será feita a etapa de capacitação continuada pela metodologia do programa Bifequali TT.

A aplicação da metodologia ocorrerá de forma presencial e remota. Malagutti fará visitas pré-agendadas à universidade e em Unidade Demonstrativa da região para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos. Avelino fará o acompanhamento de rotina.

Ao final do contrato, a expectativa é que o mercado local e regional tenha profissionais com uma qualificação técnica diferenciada, fortalecendo o trabalho de assistência técnica ao produtor de pecuária de corte.  
Imprimir