Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Área com alerta de desmatamento em Mato Grosso sobe 75%; Estado só fica atrás do Pará

Da Redação - Fabiana Mendes

A área com alertas de desmatamento na Amazônia Legal de Mato Grosso aumentou 75,64% ano passado, em comparação com 2018. Os dados foram registrados pelo sistema Deter-B, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Leia mais:
Governadores querem que recursos da Lava Jato sejam repassados sem intermédio da União

Mato Grosso é o segundo no ranking dos estados da Amazônia Legal que mais tiveram registros de alertas de desmatamento em 2019, perdendo apenas para o Pará, que sofreu com elevação de 120,58%.

Ainda conforme dados do INPE, em 2018 a área com alerta era de 1.092,89 km² em Mato Grosso. Já no ano seguinte chegou a 1.919,55 km².
 
Os alertas diários são emitidos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) e servem para embasar ações de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
 
Em dezembro do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes, membro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o imediato repasse de R$ 430 milhões aos estados componentes da Amazônia Legal  para prevenção do desmatamento na região.
 
A decisão ocorreu em consequência de ajuste que destina verba recuperada da Petrobras em razão de acordo celebrado com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos a partir da Operação Lava-Jato.
Imprimir