Imprimir

Notícias / Geral

Veja dicas e cuidados para ter sorriso saudável no dia internacional da amizade

Da Redação

Está chegando a época do ano em que você diz aos seus amigos o quão importantes eles são. O Dia da amizade, comemorado em 20 de julho, é o melhor momento para celebrar com aqueles que você considera melhores amigos, velhos amigos, amigos do peito, amigos para todas as horas, aqueles que estão a quilômetros de distância ou os inseparáveis, enfim, todas as pessoas que são importantes e estão guardados no seu coração.  

Embora os brasileiros comemorem suas amizades no próximo dia 20, assim como os vizinhos argentinos, chilenos e uruguaios, a data oficial reconhecida pela a ONU (Organização das Nações Unidas) para o Dia Internacional da Amizade é 30 de julho. Outros países, como os Estados Unidos e a Índia, ainda a celebram no primeiro domingo de agosto. Mas a data exata não importa, o que conta mesmo a é a valorização dos semelhantes, a intenção em promover a paz entre as pessoas e os sorrisos distribuídos para realçar as amizades, e estes são essenciais.

Pensando nos milhares de sorrisos que serão trocados entre os amigos neste dia, vale a pena conferir as dicas e se preparar para transmitir toda a sua alegria e apreço aos amigos. A higiene dental é uma aliada importante para o seu bem-estar geral e para a sua saúde, e é também indispensável para ter um sorriso perfeito.

Aqui estão sete dicas e cuidados para você sorrir muito no Dia da Amizade:

1. Proibido Fumar

Não é novidade que fumar é prejudicial para a saúde, mas os cigarros também causam danos aos dentes e gengivas. A nicotina e o alcatrão são substâncias que podem amarelar os dentes, causar erosão nas gengivas e, eventualmente, levar à perda de dentes.

2.  Fique longe do açúcar

É muito bom desfrutar de um doce de vez em quando, mas o consumo excessivo de açúcar pode causar cáries. Adote uma dieta equilibrada, com muitas frutas, verduras e legumes para ajudar a fortalecer os dentes e manter a boa saúde. Se você optar por consumir um alimento açucarado, procure escovar os dentes logo em seguida.



3. Escova e fio dental – aliados diários

De acordo com a American Dental Association, é recomendável escovar os dentes, no mínimo, duas vezes ao dia, com uma escova de cerdas macias. Você também deve usar fio dental pelo menos uma vez ao dia para evitar o acúmulo de placa (geralmente antes de dormir). Outra recomendação dos profissionais de odontologia é que a escova de dentes seja trocada a cada três meses ou antes, se as cerdas estiverem desfiadas. Estudos clínicos apontam que uma escova nova pode remover mais placa e manter os dentes limpos e sadios.

4.  Use enxaguante bucal para um hálito saudável

O enxaguante bucal também é um aliado para a higiene e para o hálito, mas seus benefícios vão além disso. Ele ajuda a prevenir a placa bacteriana e a gengivite. Para obter melhores resultados, use pelo menos uma vez ao dia, bochechando por 30 a 60 segundos. Mas atenção, o enxaguante não substitui os itens de limpeza do tópico anterior.

5.  Higiene bucal em tempos de pandemia

Os procedimentos de higiene já citados acima devem ser intensificados nessa época de pandemia da Covid-19. Os cuidados bucais são importantes, uma vez que uma das portas de entrada do novo coronavírus é a boca. Inclusive, antes de manipular qualquer item de higiene bucal, você precisa higienizar muito bem as mãos.

O uso de máscaras, absolutamente indicado para evitar a disseminação do vírus, também não deve interferir nas indicações diárias de higiene bucal. E atenção, o isolamento social e o confinamento podem gerar ansiedade e, nessas horas, o consumo de guloseimas aumenta. Portanto, mesmo em casa, você precisa reforçar a higiene para evitar uma consulta urgente ao seu dentista.  



6.  Cuidados na limpeza dos acessórios

É importante higienizar a escova dental e o higienizador de língua, principalmente em caso de gripes ou resfriados para evitar uma reinfecção. Para isso, mantenha-os imersos em uma solução desinfetante à base de enxaguante bucal e água, depois seque-os bem, se possível ao ar livre.

7.  Visite seu dentista

Finalmente, a dica mais importante para um sorriso saudável é visitar o seu dentista. É recomendável que você faça um check-up de rotina a cada seis meses para uma limpeza profissional nos dentes e para verificar se há algum problema de saúde bucal.

Depois de conferir essas dicas, saiba um pouco mais sobre a origem do Dia da Amizade

O Dia Internacional da Amizade (ou Dia do Amigo) foi instituído oficialmente durante uma sessão da Assembleia Geral da ONU, em abril de 2011. A organização reconheceu que seria importante uma data para divulgar a cultura da paz e da não violência entre as nações. Essa resolução culminou em um documento assinado pelos países-membros, inclusive o Brasil.

A escolha da ONU foi motivada pela ação do médico paraguaio Ramón Artemio Bracho, fundador da Cruzada Mundial da Amizade (1958). A campanha tinha como objetivo favorecer os valores que permitem harmonia e diálogo na sociedade e no mundo. Todo dia 30 de julho, o médico convocava os paraguaios a participar diversas atividades sociais e culturais em suas comunidades, reforçando a importância da boa convivência e da colaboração entre os indivíduos.
Imprimir