Imprimir

Notícias / Marketing com Vendas - Guilherme Camargo

Missão, visão e valores: Patamares fundamentais para vender e crescer

Guilherme Camargo

Os conceitos fundamentais para a criação de uma empresa são as definições de missão, visão e valores, que serão responsáveis por nortear o desenvolvimento e organização gerencial.

Leia mais:
Plataformas digitais que podem salvar sua empresa

Estas definições são decididas a partir de um planejamento estratégico, que define quais os passos que devem ser dados para atingir o objetivo da companhia.

Como o trio, missão, visão e valores, é primordial para segmentar a empresa junto ao seu mercado de atuação, e muitos empresários não conseguem diferenciar esta definição, confira abaixo uma explicação simples de cada conceito:

Missão

Uma empresa não é definida por seus produtos ou reputação, e sim pela sua missão, que nada mais é do que a sua razão de existir. Ela garante um direcionamento, foco e significado a todos os colaboradores.

Este conceito serve para identificar uma instituição, unindo os seus lucros a uma necessidade social. Por exemplo, a missão de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Google é: organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.

Visão

A visão de uma empresa é muito confundida com a sua missão, mas elas representam preceitos distintos, no entanto, complementares. A visão define o caminho, a direção e a trajetória que uma companhia deseja seguir, de maneira genérica, sem que seja confundida com metas e objetivos organizacionais.

A definição de visão, é um conceito claro sobre o objetivo de uma empresa, de fácil assimilação, para que os líderes possam repassar essa definição a todos os colaboradores. Por exemplo, a visão da montadora de automóveis Fiat é: estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.

Valores

O terceiro conceito, os valores, também é complementar a missão e visão, e diz respeito às motivações da empresa, apontando o porquê desta ser ativa todos os dias, mantendo sempre o foco nos seus objetivos.

Os valores são os conceitos filosóficos de uma firma e compreende as suas crenças e atitudes. Por exemplo, os valores da empresa de cosméticos Avon são: confiança; respeito; crença; humildade e integridade.

Agora, que você compreende melhor as definições de missão, visão e valores, não pense nestes conceitos como um método para promover credibilidade junto ao público, e sim para seguir à risca esses dogmas no dia a dia organizacional da empresa.
 
Guilherme Camargo atua na área do marketing, e é proprietário da Gallant Company, agência sediada em Cuiabá. Ele escreve duas vezes por semana para o Olhar Agro & Negócios. Mais informações no Instragramonde são realizadas postagens diárias.
Imprimir