Imprimir

Notícias / Agronegócio

Idea autoriza plantio excepcional de soja fora do calendário oficial

Da Redação - Marcos Salesse

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Idea-MT) publicou nesta segunda-feira (1), uma nova Instrução Normativa que autoriza o plantio de soja de forma excepcional fora do calendário (16 de setembro a 31 de dezembro). De acordo com as novas regras, o plantio só pode ser feito para fins de pesquisas de produção e conhecimento técnico, limitando-se à área de 05 hectares, podendo chegar até 100 hectares por instituição de pesquisa anualmente. A decisão consta em Diário Oficial a partir do nº 01/2021. 

Leia mais:
Fundo de desenvolvimento empenhará R$ 40,6 milhões em projeto de MT

A norma traz ainda, para estes plantios, a limitação para se colher a soja excepcionalmente autorizada até 14 de junho, ou seja, antes do início do vazio sanitário. Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), a normativa é um marco nas medidas sanitárias adotadas na defesa dos vegetais, já que se alinha ao Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 2007.
 
"Outra inovação positiva da Instrução Normativa é o fato dos plantios excepcionais para pesquisa científica para melhoramento genético, e avanço de gerações de linhagens de soja terem de ser colhidos até 31 de julho", destaca a Associação.

A Associação destacou ainda a atuação do governo estadual em garantir um ambiente de mais possibilidades dentro das pesquisas que envolvem o agro. "Agradecemos o governo do Estado de Mato Grosso que compreendeu a necessidade de possibilitar pesquisas que compreendam as realidades regionais do estado, possibilitando a adequação da defesa sanitária vegetal à dinamicidade da evolução da ciência", finaliza a instituição.
Imprimir