Imprimir

Notícias / Geral

Cresce a busca por corretores em meio a ascensão do setor imobiliário; veja como se tornar um

Da Redação - Michael Esquer

Apesar da crise econômica desencadeada pela crise sanitária que grande parte dos países do mundo enfrentaram com o surgimento da pandemia, o setor imobiliário tem driblado a adversidade e apresentando números positivos. Um exemplo disso, são as unidades residenciais novas que cresceram 9,8% no país, apenas em 2020, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), apresentados por Luiz Nogueira a Istoé.

Leia também:
Mato Grosso apresenta 4ª menor taxa de desocupação do país, mostra levantamento do IBGE

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Ceteps, o maior mercado do setor da América Latina, está localizado no Brasil: a cidade de São Paulo, onde a comercialização teve expansão de 4,5% no mesmo período, segundo o Secovi-SP, maior sindicato do setor imobiliário do continente. Resultados bons em um contexto geral de retração de 4,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Para 2021, segundo o setor, as previsões são de crescimento entre 5% e 10% diante de uma alta de 3% do PIB. 

Qual é o “milagre”?

O “milagre”, na verdade, é a ampla oferta de crédito com juros baixos. No ano passado, o valor recorde foi de R$ 124 bilhões, uma alta de 57,5% em relação a 2019. Para este ano, a previsão é de novo patamar histórico, com expansão superior a 30%.

Ao contrário do que normalmente acontece durante crises econômicas, os bancos não estagnaram o crédito imobiliário. As instituições financeiras aproveitaram a queda de juros (taxa Selic) promovida pelo Banco Central nos últimos anos para derrubar ainda mais as taxas das linhas destinadas ao financiamento de imóveis.

Como o imóvel é a melhor garantia que o credor pode ter, os juros desta modalidade são os mais baixos do mercado. Isto é, na prática, juros reduzidos significam parcelas acessíveis ao bolso de quem fecha um contrato de 30 anos. Em muitos casos, a parcela fica menor do que o valor mensal do aluguel, o que vem motivando inúmeras famílias a realizarem o sonho da casa própria.

Para atrair ainda mais clientes, as instituições também lançaram modalidades de crédito atreladas à inflação oficial (IPCA) e à caderneta de poupança. Ou seja, são oferecidos juros menores do que as taxas das tradicionais linhas pré fixadas + TR.

Papel do corretor de imóveis

Junto com o ótimo desempenho acompanha a profissão de corretor de imóveis, profissão esta que vem sendo cada vez mais requerida pela sociedade nas intermediações imobiliárias. Não só na compra/venda, mas também nas locações, arrendamento e avaliações .

Hoje, o Brasil detém 300 mil corretores e Mato Grosso possui 7 mil ativos, porém, presume-se que ainda se faz necessário dobrar esta quantidade para suprir a falta desses profissionais no mercado.Além do crédito farto e barato, o “milagre” decorre do desejo despertado nas famílias durante a pandemia de buscar um imóvel mais confortável ou mesmo de se mudar de um centro urbano para a praia ou o interior.

Cursos de corretor de imóveis

Em Mato Grosso, quem oferta o curso técnico que habilita o corretor de imóveis é a rede de ensino técnico CETEPS, com 15 anos de mercado, já formou mais de 15 mil profissionais nos estado de MT, MS e RO  e virou referência em formação profissional no segmento imobiliário, ofertando ainda curso superior e várias pós graduações focada no mercado imobiliários com os melhores professores especialistas do segmento .
Imprimir