Imprimir

Notícias / Geral

Primeira Fintech de Câmbio é lançada em Mato Grosso e mira mercado trilionário

Da Redação - Vinicius Mendes

O mercado de câmbio no Brasil é um setor que movimenta cifras trilionárias anualmente. Apenas em 2019, de acordo com dados do Banco Central, foi movimentado no país cerca de U$ 1,5 trilhão. Mirando neste mercado, com foco em remessas internacionais de pequenos valores, o Grupo Brunvalle lançou a GoSend, uma startup (fintech) que pretende inovar e otimizar serviços do sistema financeiro. A plataforma oferece a operação de transferência internacional com a mesma segurança dos bancos porém de forma mais simples, fácil, rápida e mais barata.
 
Leia mais:
Sine oferece 104 vagas de emprego e reforça importância de atualização do cadastro
 
Os dados sobre a movimentação financeira do mercado de câmbio em 2020 no Brasil ainda devem ser divulgados neste mês de julho, mas estima-se que o valor tenha ultrapassado os U$ 2 trilhões.
 
No mercado de câmbio existem duas divisões, sendo o câmbio comercial e o câmbio turismo. O câmbio turismo é aquele tradicional de casas de câmbio, onde a pessoa compra a moeda, em papel, ou carrega o cartão VTM pré-pago para gastar em outro país. Este setor não representa nem 1% do mercado.
 
O câmbio comercial representa os outros 99% do mercado. Ele trata de operações de pagamentos, transferências internacionais, operações para empresas, etc. Aproximadamente 90% de todo o fluxo cambial deste mercado está concentrado nas mãos de dez grandes bancos.
 
No entanto, o serviço oferecido por estes bancos tradicionais ainda é complexo, demorado e caro, com altas taxas. Para solucionar este problema foi que o Grupo Brunvalle, empresa tradicional do setor financeiro, lançou a Fintech GoSend.
 
"Por exemplo, se a pessoa tem um parente ou amigo morando fora, ou fazendo intercâmbio, e precisa enviar dinheiro, se for fazer esta operação no banco o processo vai ser muito burocrático, vai colocar uma taxa alta e vai ser mais demorado. Então o banco tem esta solução, que é um pouco arcaica, mas nós lançamos uma Fintech que funciona em um site, a pessoa entra e faz seu cadastro em três minutos, necessitando apenas dos documentos pessoais em mãos, depois disso ela pode criar uma operação, passa os dados da pessoa que receberá o dinheiro fora do Brasil e paga a operação", explicou o CEO da GoSend e do Grupo Brunvalle, Mychael Brunini.
 
A GoSend é a primeira Fintech de Câmbio de Mato Grosso e já está credenciada e registrada no Banco Central. Todas as operações são registradas no Banco Central, portanto são 100% seguras. Além disso o Grupo Brunvalle é associado à Associação Brasileira de Câmbio (ABRACAM).
 
"Fechamos uma parceria com uma corretora de câmbio de São Paulo, uma das maiores corretoras de câmbio do Brasil, a Frente Corretora, e lançamos esta fintech, que basicamente transforma tudo o que os bancos complicam na vida das pessoas, em algo muito mais simples", disse Mychael Brunini.
 
As operações da GoSend demoram até dois dias úteis para serem concluídas, diferente dos bancos tradicionais onde este serviço pode demorar até cinco dias. O foco da Fintech é nas operações de pessoas físicas, de até U$ 20 mil por ano, com operações mínimas de U$ 100. Além disso, um diferencial é que a GoSend também oferece a possibilidade de envio com pagamento por cartão de crédito, no valor de até R$ 10 mil, podendo o pagamento ser parcelado.
 
O Grupo Brunvalle tem mais de nove anos de experiência no mercado financeiro. O CEO da empresa, Mychael Brunini, disse que o que viu no mercado financeiro pelo Brasil é que Mato Grosso é apenas conhecido por sua força no agronegócio. Ele acredita que nosso Estado tem potencial para crescer também em outras áreas e que a GoSend pretende levar o nome de Mato Grosso ao resto do país e fazê-lo se destacar no mercado financeiro. A empresa tem orgulho de ser mato-grossense e tem a ambição de fazer essa revolução no mercado de câmbio começar aqui.
 
"O lugar que as pessoas menos pensam em tecnologia quando ouvem falar é Mato Grosso, mas queremos mudar isso, queremos levar nossa bandeira para o Brasil e para o mundo. Nós vamos desmistificar o mercado de câmbio no Brasil, queremos transformá-lo em algo muito mais simples, de fazer e operar, queremos revolucionar este mercado que é riquíssimo".
 
Segundo Mychael, a GoSend tem um custo menor para colocar as operações em andamento, já que funciona apenas on-line, e isso permite que ofereçam estas condições melhores e a um preço mais baixo.
 
"E nós não exploramos o nosso cliente, a empresa precisa ter lucro, obviamente, mas nosso ideal é facilitar a vida de pessoas que precisam transacionar internacionalmente, o que ainda é algo muito difícil", disse.
 
A GoSend hoje alcança cerca de 45 países, como a maioria dos países europeus e também Estados Unidos, Canadá e Austrália. Até o final do ano a Fintech planeja incluir mais países nesta lista.
 
Apesar do foco em transferências internacionais, a Fintech ainda planeja o lançamento de outros serviços até o final do ano, como o da conta global, com saldo em dólar, e o serviço de venda de papel moeda.

A parceira da GoSend, a Frente Corretora, fechou uma parceria com uma rede de caixas eletrônicos (ATM), o que possibilitará que ofereçam o mesmo serviço das casas de câmbio, mas feito diretamente pelo caixa eletrônico, o que gera um custo menor. O cliente efetuará a compra da moeda pela GoSend e então poderá ver em quais caixas eletrônicos poderá efetuar o saque, já na moeda adquirida. Os ATM serão colocados em pontos estratégicos (como shoppings e aeroportos) por todo o país.

Mais informações

Site: www.gosend.com.br

E-mail: comercial@gosend.com.br

Instagram: @gosend.oficial

Imprimir