Imprimir

Notícias / Logística

Ramal de ferrovia que chega a Cuiabá passará por Primavera do Leste e Campo Verde

Da Redação - Max Aguiar

A nova malha ferroviária que será instalada em Mato Grosso deve ter um terminal em Primavera do Leste. A expectativa é de que a obra inicie em Rondonópolis e siga para Cuiabá, com um ramal que passe por Primavera e chegue até Nova Mutum, num total de 600 quilômetros de extensão. Os detalhes foram acertados na última semana na sede da Rumo Logística, empresa que deve comandar o projeto, com participação do prefeito Leonardo Bortolin (MDB).

Leia mais:
Terminal de ferrovia estadual deverá ser construído na região do Distrito Industrial, afirma Vuolo

De acordo com o prefeito, o interesse em construir um terminal em Primavera surgiu após visita  do diretor de relações institucionais da Rumo Logística, Vinicius Roder, e equipe. "Foi feito um levantamento das características da região, dos pontos fortes, e a partir disso iniciou-se a discussão da implantação de um terminal da ferrovia aqui região", explica Bortolin.
 
Vale destacar que para transportar grandes volumes de carga, o transporte ferroviário apresenta um custo menor se comparado com o transporte rodoviário e outros tipos de modais. "Uma das vantagens está a economia que gera, só para se ter uma ideia, a tonelada do frete pelo transporte rodoviário está atualmente na faixa 275 reais, já o ferroviário via Rumo está cerca de 100 reais", compara o prefeito.
 
Hoje, a Rumo Logística opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
Imprimir