Imprimir

Notícias / Tecnologia

Empresa mato-grossense lança Canal de Ética externo para garantir maior transparência entre colaboradores e clientes

Da Redação - Michael Esquer

A Ausec, empresa especializada em tecnologia de segurança e automação, anunciou a implantação de mudanças na gestão de seu Canal de Ética. Entre as novidades está, por exemplo, a possibilidade de apresentar denúncias de forma anônima, seja através do site, aplicativo ou pelo telefone.​ A iniciativa tem o objetivo de reforçar e ampliar o canal aberto e confidencial de comunicação com os colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e sociedade. 

Leia também:
Empresa abre escritório em Cuiabá para auxiliar aposentados e PcDs na isenção de impostos

De acordo com a empresa, o canal, que é parte integrante do programa de Compliance da empresa, assegura ainda mais confiabilidade e sigilo na apuração de possíveis relatos e denúncias, auxiliando na prevenção de comportamentos não éticos e violações às políticas internas, regras e legislações.

Com a novidade, a partir de agora o recebimento e a gestão das denúncias feitas no Canal de Ética, serão de responsabilidade de uma empresa terceirizada, a “Contato Seguro”, reconhecida internacionalmente por ter como clientes grandes players de mercado como Basf, CSN, Petrobras, Hospital Sírio Libanês, Latam Airlines, dentre outros. 

De acordo com o diretor da Ausec, Wagner Figueiredo, a intenção com a terceirização é disponibilizar uma ferramenta transparente e independente que possa trazer mais segurança e anonimato ao serviço, o que, segundo a empresa, deve reforçar seus compromissos e valores.

“Somos pioneiros em Mato Grosso na implantação do Compliance e continuamos preocupados em manter essa política de boas práticas pois acreditamos que esse é o futuro de grandes empresas que pretendem expandir seus negócios de forma ética. Desde o início tínhamos um canal gerido pelo comitê de Compliance e Integridade, mas esse próprio grupo nos trouxe a sugestão de aderirmos a uma nova ferramenta, a mais conceituada do mercado”, explicou Figueiredo.

Sérgio Brancher Junior, coordenador da Contato Seguro, ressalta que o processo de atendimento disponibilizado no canal é realizado de modo humanizado e averiguado por especialistas. Ele destaca ainda a preocupação da Ausec em atender essas demandas, garantindo a efetivação real de um programa de Compliance com total autonomia.

“Fazemos todo esse mecanismo que garante confiabilidade. A Ausec ter se preocupado com isso é muito relevante, esse é o caminho como diferencial. Porque existem empresas que fazem o programa até de repente pela exigência de mercado, mas implanta de fachada e não colhe os reais benefícios”, disse Sérgio Brancher.

O Canal de Ética é parte do Programa de Compliance da Ausec, que foi implantado ainda em 2015 e renovado neste ano pela especialista Celeste Moro. Ela esteve em Cuiabá nesta semana para uma palestra na qual foram discutidos com os colaboradores e fornecedores estratégicos temas como comportamento ético, diversidade, assédio e a Lei Geral de Proteção de Dados.

“Estamos fazendo uma renovação desses valores, lançando uma segunda versão do Código de Conduta da AUSEC. Desde que lançamos o programa em 2015, a sociedade passou por muitas transformações e era preciso fazer essa atualização e modernização. Usem essas ferramentas, elas são benéficas para todos”, ponderou Celeste Moro.

Entre as novidades viabilizadas pelo Canal de Ética gerido pela Contato Seguro, é a possibilidade de apresentar denúncias de forma anônima, seja através do site, aplicativo ou pelo telefone. A empresa não realiza o registro de IP dos computadores, nem rastreia as ligações realizadas, o que garante independência nas apurações dos fatos.

“O Compliance é a vacina da empresa, uma medida de profilaxia para evitar que práticas de corrupção e outros danos a atinjam e façam adoecer. É muito importante que uma diretoria reconheça a importância de agir em conformidade com as normas e coloque isso em prática no dia a dia, esse é o futuro do mercado”, considerou Celeste.

Canal de Ética

Pode ser acessado por meio do site www.contatoseguro.com.br/ausec, pelo aplicativo da Contato Seguro (Android e IOS) ou pelo telefone 0800-700-2270. No local, é possível tirar dúvidas ou apresentar sugestões em relação ao Código de Conduta e fazer denúncias, que podem ser registradas com o nome do denunciante ou mesmo anonimamente. Todo o processo será registrado por meio de número de protocolo e poderá ser acompanhado.

Em caso de denúncia feita por telefone, o atendimento será feito por psicólogos especializados. Os ouvidores estão disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana. As mensagens recebidas serão encaminhadas ao Comitê de Integridade e Compliance, conforme determinado pelo Código de Conduta da AUSEC. (Com assessoria)
Imprimir