Imprimir

Notícias / Geral

Com presença de embaixadores, Parecis Superagro aquece economia local e discute agricultura em terras indígenas

Da Redação - Michael Esquer

A Parecis Superagro 2022 teve início nesta terça-feira (29), em Campo Novo do Parecis (391 km de Cuiabá). Considerada uma das principais feiras de tecnologia e negócios do setor agrícola mato-grossense, o evento reuniu embaixadores e adídos agrícolas de 11 países com a promessa de movimentar a econômia, além de discutir pautas como a agriculura em terras indígenas (TIs). 

Leia também:
Crise causada pela guerra entre Rússia e Ucrânia demonstra força da indústria do ouro

De acordo com a assessoria da feira, os embaixadores e adidos agrícolas fizeram parte da visita feita pelo programa AgroBrazil, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Os visitantes definiram a realidade encontrada em Mato Grosso como inovadora, grandiosa e sustentável. 

Nicole Podesta é adida agrícola do Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA FAS) e está pela segunda vez viajando em território mato-grossense. "O objetivo é aprender sempre mais e trocar ideias. É importante saber como as coisas funcionam e quais são os desafios e oportunidades de crescer", disse.

O primeiro conselheiro da Seção de Comércio da Delegação da União Europeia no Brasil, Damian Vicente Lluna Taberner, complementou as afirmações de Nicole. "Conhecemos uma usina de etanol aqui em Campo Novo do Parecis e, durante a feira, percebemos que há muita inovação, perseverança e um futuro promissor", comentou. 

Ainda conforme a Parecis SuperAgro, a feira é uma vitrine de lançamentos para o agronegócio, desde maquinários a variedades de sementes para diversas culturas. "É a primeira vez que recebemos uma comitiva tão grande de embaixadores e adidos agrícolas. Sabemos que estão em busca de ver o que temos de melhor. Por isso, além de mostrarmos a diversificação agrícola, nossa principal característica, chamamos a atenção para a agricultura indígena, pois o município está na vanguarda neste tema", comentou Bruno Giacomet, presidente do Sindicato Rural

Sindicato apresenta nesta quarta a "Carta de Parecis"

Entre as pautas que devem ser discutidas na feira estão as mudanças climáticas, o mercado de carbono, agricultura em território indígena e pleitos políticos. Nesta quarta-feira (30), o Sindicato Rural deve apresentar a "Carta de Parecis", um documento com reivindicações e sugestões de ações em diversos setores para o Poder Público em todas as esferas – municipal, estadual e federal.

Ainda conforme a assessoria do evento, também será divulgado um estudo de regularização ambiental de atividade agrícola em um território indígena. "Há vários anos, a etnia Paresi tem nos procurado para investir na produção de grãos em seu território. Temos interesse em apoiar técnica e institucionalmente, mas é preciso o aval da Funai e de todos os órgãos envolvidos", declarou o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Bruno Giacomet. 

Evento aquece econômia local

Os impactos positivos da Parecis SuperAgro 2022, vão bem além do setor agropecuário. Isso é o que apontam os organizadores da feira. Considerado também o maior evento municipal, a feira movimenta a cidade e municípios vizinhos, gerando negócios que começam antes dos quatro dias de programação e cujos resultados se prolongam para depois do fechamento dos portões do Parque de Exposições Odenir Ortolan.

"Muitas empresas que planejam investir em Campo Novo querem conhecer nossa realidade in loco, e o momento mais oportuno para isso é a Parecis SuperAgro. Além disso, há um aquecimento geral do mercado local nas vésperas e durante o evento", afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Campo Novo do Parecis, Rodrigo Schweing.

De acordo com a Parecis Superagro, a prefeitura utiliza sua presença na Parecis SuperAgro para divulgar as potencialidades econômicas, ambientais e sociais de Campo Novo do Parecis. Com economia baseada na atividade agropecuária, o município detém hoje o nono maior Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso.

O efeito social, principalmente na geração de empregos e oportunidades de trabalho local, é o maior motivador para que a Câmara Municipal siga como parceira do evento, explica o vereador Willian Freitas, que preside a instituição. "A feira dá um excelente retorno para o município, porque movimenta a cidade e cria novos empregos. A Câmara entende sua importância e apoia o evento por esses motivos", diz Willian. 

Painel de inovação e tecnologia, a Parecis SuperAgro também acaba sendo uma referência para qualificação profissional e troca de conhecimento sobre o agro. "Essa é a função social da feira. Trazemos para cá o que há de mais atual no mundo agro, trocamos informações, aproximamos o nosso setor dos demais setores da sociedade e ainda apoiamos ações sociais. É uma contribuição que vai bem além da econômica. A Prefeitura e a Câmara reconhecem isso e somam conosco na realização do evento", observa Bruno Giacomet, presidente do Sindicato Rural, organizador do evento. 

 
Sobre a Parecis Superagro 2022

A Parecis SuperAgro ocorre de 29 de março a 1º  de abril, no Parque de Exposição Odenir Ortolan, em Campo Novo do Parecis. A programação completa está no site da feira, em www.parecissuperagro.com.br , onde também é possível fazer o cadastro online.
Imprimir