Imprimir

Notícias / Geral

Estado bate recorde de venda de combustíveis por distribuidoras em 2022

Da Redação - Luana Ignacio

Mato Grosso registrou recorde de vendas de combustíveis por distribuidoras em 2022. A soma de todos os combustíveis, inclusive gasolina de aviação e óleo lubrificante, mostrou um crescimento de 6% em 2022, comparado com 2021. Enquanto etanol hidratado, gasolina e óleo diesel cresceram 5,9%, totalizando 5,1 bilhões de litros consumidos.

Leia também: 
Wilson Santos visita cabeceiras do Cuiabá e denuncia avanço de plantações de soja


A comercialização recebeu um impulso do óleo diesel diante do aquecimento da economia e de uma safra recorde de grãos. Em 2022, foram comercializados mais de 3,6 bilhões de litros, uma alta de 7,1% na comparação com 2021.

O volume de gasolina alcançou 663,8 milhões de litros, apresentando 8,8% de crescimento em um ano. Historicamente, quando cresce as vendas de gasolina, o etanol registra redução, já que o consumidor pode fazer a troca com o carro flex. O consumo de etanol caiu apenas 1% de um ano para o outro.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o diesel bateu recorde de vendas pelas distribuidoras. No Brasil, que comercializou o total de 63,2 bilhões de litros no ano passado, cresceu 1,8% ante 2021. 

De acordo com Nelson Soares, diretor-executivo do Sindipetróleo, o Estado cresceu continuadamente desde 2017. Além disso, ele citou algumas curiosidades. “O crescimento de óleo diesel no estado vizinho Goiás, também forte produtor de grãos, ficou em 2,3%, abaixo de Mato Grosso. O Pará cresceu 4%. Mato Grosso representa 5,8% de todo o consumo brasileiro de óleo diesel”.
Imprimir