Imprimir

Notícias / Geral

Furacão ajuda a recuperar lavouras de soja nos Estados Unidos

Globo Rural

 Os agricultores dos Estados Unidos sofrem bastante, este ano, com a seca. Os prejuízos são maiores para quem plantou milho. Mas a passagem de um furação ajudou na recuperação de lavouras de soja do estado de Indiana, que se preparam para a colheita do grão.

O agricultor Jim Kline, um dos grandes produtores de soja dos Estados Unidos, com propriedade em Hartford City, escolheu uma área com solo e clima perfeitos para os plantios de soja e milho. Mas este ano, por causa da seca, ele ficará apenas com a soja. Como o milho não vingou na lavoura, o produtor precisou acionar o seguro.

Segundo o diretor da seguradora do estado de Indiana, 98% dos fazendeiros que têm apólices solicitarão o benefício. Cerca de 80% do milho e da soja nos Estados Unidos estão segurados. “Muitos fazendeiros que não são segurados têm dinheiro guardado, mas outros simplesmente irão falir”, diz.

O cenário da soja também seria desolador na fazenda de Jim Kline se não fosse uma ajuda inesperada e que apareceu na época em que a cultura mais precisava. A situação parecia a mesma na época do plantio da soja em maio. No fim de julho, começou a chover um pouquinho. Até que um fenômeno, visto normalmente com apreensão, foi celebrado em Indiana.

O furacão Isaac chegou aos Estados Unidos nos últimos dias de agosto e provocou muitos problemas por onde passou. Mas para a área agrícola norte-americana, a umidade que veio com os ventos fortes foi ótima para a soja.

As chuvas fizeram a soja se desenvolver e acabaram reduzindo os prejuízos na lavoura em algumas regiões dos Estados Unidos. Mesmo assim, segundo o Ministério da Agricultura, a safra norte-americana de soja terá quebra de quase 18% em relação às previsões iniciais.

A propriedade de Jim Klein foi uma das beneficiadas pelo Isaac. A produção deverá crescer 10%. Além da boa colheita, o produtor está satisfeito com o preço do grão, que registrou alta de mais de 30% só nos últimos seis meses. Com isso, esta deve ser a melhor safra da história para o produtor. “Sofremos muito com a seca no começo. Isso foi péssimo para o milho. Mas choveu a tempo de termos uma ótima colheita de soja”, diz.
Imprimir