O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta sexta-feira (2) que um lote de café de Mato Grosso está impróprio para consumo após ser detectado a presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido na Portaria nº 570/2022.
Leia também:
Queima do etanol de milho emite até 85% menos gases nocivos à atmosfera
Ao todo, 16 novas lotes de marcas de café foram desclassicadas em todo o país. Com relação ao Café Oba Oba Sorriso, de Mato Grosso, foi detectado irregularidades no lote 0046.
Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o Mapa orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.
Ainda, caso encontrem alguma dessas marcas sendo comercializadas, o Ministério solicita que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.
As fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno são realizadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária.