De 17 a 20 de setembro, o Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, recebe a GreenFarm 2025. O evento, voltado ao agronegócio, também abrirá espaço para a agricultura familiar, com a integração da Feira Estadual de Agricultura Familiar e Turismo Rural (Feaftur). A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) em parceria com a Empaer.
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Mais de 30 produtores devem participar, oferecendo frutas, queijos, rapaduras, doces, iogurtes, cachaças, licores, cafés especiais e artesanatos. Cada expositor terá um espaço individualizado para apresentar seus produtos.
Entre os confirmados está a produtora Liete Querino, do Distrito de Aguaçu, em Cuiabá. Ela pretende levar à feira novidades como o licor de mel e a farinha de jatobá. “Participar de feiras como essa é algo importante para nós. Foi assim que tivemos portas abertas para nossos produtos e mais visibilidade. Tudo isso reforçou a nossa missão de levar saúde e sabor, com inovação e autenticidade”, afirma.
De Nossa Senhora do Livramento, considerada a terra da banana, a produtora Zilair Martins Siqueira, da agroindústria Serra Pantaneira, também marcará presença. “Há mais de 25 anos, iniciamos a produção de bebidas artesanais e hoje essa produção é feita em larga escala. Temos cachaça e licores de banana e tira-gostos de outros derivados, como batata-doce e amendoim. Tudo 100% natural. Nossos produtos são todos registrados e legalizados, sendo um diferencial para nossos clientes”, destaca.
Segundo a secretária da Seaf-MT, Andréia Fujioka, a participação dos pequenos produtores na GreenFarm amplia as possibilidades de negócios. “A parceria com a feira garante que, a cada edição, os expositores tenham acesso a novos compradores e possam expandir suas redes de contatos. A Feaftur se firma como um evento estratégico para a diversificação de produtos, o fortalecimento econômico e a inserção dos produtores em cadeias de valor mais amplas e competitivas”, explica.
O agente técnico da Empaer, Geraldo Lúcio, reforça a importância cultural da feira. “Os produtos que fazem parte das feiras são saberes, fazeres e sabores do homem no campo. A feira abrange desde a gastronomia até manifestações culturais e o artesanato”, ressalta.
Além da exposição e venda, a programação terá palestras e debates no espaço Farmex, novidade desta edição, com foco em cadeias produtivas como café, cacau e maracujá.
Para a CEO do Grupo Farmers e idealizadora da GreenFarm, Randala Lopes, o espaço dedicado à agricultura familiar vai além da comercialização. “Mais do que um espaço de compra e venda, será uma experiência para aproximar a cidade da essência do campo, valorizando tudo que é produzido em propriedades de menor porte. Também é uma forma de incentivar o turismo rural e conectar produtores a novas oportunidades”, afirma.
A GreenFarm 2025 deve reunir cerca de 100 marcas expositoras e movimentar mais de R$ 200 milhões em negócios. A entrada é gratuita.