Imprimir

Notícias / Agronegócio

Fundação MT difunde tecnologia em regiões produtoras de soja

De Sinop - Alexandre Alves

A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) começa, nesta segunda-feira, em Sinop, o Fundação MT em Campo: É Hora de Plantar que traz como tema “Plantar com qualidade, colheita em quantidade”.

De 27 de agosto a 14 de setembro o evento vai acontecer em 16 das principais regiões produtoras de soja de Mato Grosso e Goiás. Especialistas levarão informações e responderão dúvidas dos produtores, agrônomos, técnicos agrícolas e consultores sobre impactos do clima na safra com a volta do El Niño, adubação e nutrição da cultura da soja, estabilidade e produtividade da lavoura, perspectivas de ocorrência e controle de doenças.

A organização do Fundação MT em Campo avalia que o atual cenário agrícola indica que a soja voltará com tudo no ciclo 2012/2013. As expectativas para a próxima safra são as melhores e este é o momento de o produtor rural fazer o planejamento para atender a alta demanda pelo grão.

Hugo de Carvalho Ribeiro, presidente da Fundação MT, explica que é a qualidade do plantio que determina a quantidade da colheita: “Com boas expectativas e com um ótimo cenário que a soja vivencia, começamos o ano safra cheios de energia e revigorados para plantar bem o que temos de melhor. A classe produtora tem que ter ferramentas eficientes e fazer da safra 12/13 a maior safra da história da oleaginosa”.

Para Ribeiro, isso pode ser possível se o produtor usar as informações geradas pelas pesquisas agrícolas, fazer corretamente o manejo do solo, escolher e posicionar perfeitamente as cultivares de soja, conhecer e controlar as doenças e ficar ligado com o clima. “Quem está de olho na Bolsa de Chicago tem que preparar bem o terreno para conseguir plantar, colher e vender bem seu produto”, afirma o presidente da Fundação MT.

No Fundação MT em Campo: É Hora de Plantar, os ciclos das palestras acontecem em duas cidades por dia, um no período da manhã e outro no período da noite. “A informação chega para toda a classe produtora no momento que eles precisam. Há vários anos a Fundação MT promove esta verdadeira maratona para difundir tecnologia agrícola na hora exata, neste caso, para ajudar o produtor a preparar bem a próxima safra”, explica Fabiano Siqueri, gestor de Marketing e Relacionamento e pesquisador da Fundação MT.
As informações são da assessoria.
Imprimir