Imprimir

Notícias / Cooperativismo

Professora vê vida ser transformada por projeto Japuíra do Instituto Mato-grossense do Algodão

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

O Projeto Japuíra do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) tem transformado a vida de pessoas como a da professora Azenir Gonçalves da Silva, 52 anos. A ação propicia à educadora um novo aprendizado. “Gosto de costurar desde criança e quando estou aqui eu me esqueço do resto do mundo. Sinto que se eu me dedicar, vou sair daqui com outra profissão”, comenta Azenir, que pretende montar uma micro empresa para a confecção de roupas quando se aposentar e ve no projeto uma chance real de mudar de vida.

Servidores recebem capacitação sobre o Plano Diretor de Cuiabá
Gestores do Senar-MT participam de capacitação do Programa Leite Legal

Os cursos para treinamento e formação de mão de obra, como os do Japuíra, são realizados pelo IMAmt com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

De acordo com a assessoria do instituto, desde a sua criação (em 2004) o projeto já atendeu mais de 3 mil pessoas em 26 municípios mato-grossenses. Segundo o coordenador do Japuíra, Osmar Rodrigues, mais dois cursos estão programados para iniciar este mês, sendo um em parceria com a Prefeitura de Sapezal (no Oeste mato-grossense) e o outro em parceria com a Prefeitura de Jangada (na baixada cuiabana).

Nessas parcerias, o Japuíra fornece as máquinas de costura industriais e o material inicial (tecidos, linhas, etc), além de instrutoras com domínio de uma metodologia que já é referência em Mato Grosso. A entidade parceira fica responsável por disponibilizar o local e a infraestrutura básica para a realização do treinamento.

Projeto Japuíra

O projeto é oferecido no bairro CPA 4 e conta com 14 alunas. Ocorre na sede da Sociedade Beneficente Evangélica (SBE) desde o dia 25 de março passado e é o segundo fruto da parceria entre a entidade. No primeiro, realizado no início do ano, um grupo de mulheres da comunidade aprendeu a trabalhar com malha, fazendo camisetas.

Desta vez, o foco do treinamento é a confecção de saias de brim (jeans). Para isso, as alunas estão aprendendo a operar vários tipos de máquinas industriais: overlock, interlock, pespontadeira, travete e reta, entre outras.
Imprimir