Imprimir

Notícias / Pecuária

Trimestre registra maior escala de abate da história da pecuária de Mato Grosso

De Sinop - Alexandre Alves

 O primeiro trimestre de 2013 registrou a maior escala de abate da série histórica do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), com 8,78 dias, que equivale a 2,32 dias a mais que a escala registrada no primeiro trimestre do ano passado e 3,09 a mais que o registrado em 2011.

“É importante ressaltar que a estratégia de comercialização utilizada por alguns frigoríficos no Estado fazem com a escala de abate fique maior, encontrando-se escalas superiores à média”, pontua o último boletim da bovinocultura, elaborado pelo instituto.

Custo de milho em baixa e arroba do boi em alta favorece confinamento em MT

Os técnicos do Imea analisam que, pelo lado da demanda interna não houve grandes alterações, porém, quando se analisa a demanda externa pela carne mato-grossense, esta sim teve um aumento substancial. Mato Grosso exportou, no primeiro trimestre de 2013, 53.457 mil toneladas equivalente carcaça, 14,39 mil toneladas a mais quando comparado ao mesmo período de 2012.

“Portanto, em um cenário com oferta de boi, de certo modo, restrita, e uma demanda externa elevada, o preço da arroba do boi gordo conseguiu sustentação em um patamar elevado para o período de safra”, esclarece o boletim do boi.
Imprimir