Imprimir

Notícias / Economia

Desvalorização alcança igualmente frango vivo e abatido

Avisite

A análise da evolução relativa de preços do frango vivo e abatido no decorrer de 2013 sugere que em apenas uma ocasião, neste ano, a oferta de aves vivas foi deficitária em relação à oferta de aves abatidas: entre, aproximadamente, a segunda quinzena de janeiro e os primeiros dias de fevereiro, período em que o frango vivo permaneceu com suas cotações estáveis, enquanto as cotações do frango abatido sofriam forte refluxo, superado em meados de fevereiro.

Mas tudo indica que, a partir da segunda quinzena daquele mês a relação de oferta e procura entre os dois produtos esteve bem equilibrada, pois ambos passam a apresentar evolução relativa de preços muito similar.

O único problema – aliás, enorme problema – é que essa similaridade implica em desvalorização contínua dos dois produtos, o que significa, em última instância, que o rompimento do equilíbrio anterior alcançou também o varejo e vem crescendo quase sem interrupção.

Como resultado, enquanto o frango vivo registra no ano desvalorização de 28%, a do frango abatido chega a 23% - índices muito próximos entre si, a despeito da diferença de cinco pontos percentuais.
Imprimir