Imprimir

Notícias / Ecologia

Nova unidade de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas inicia operações no Mato Grosso

LVBA Comunicação

O Mato Grosso terá a 31ª unidade de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas do estado. O novo posto, situado em Nova Monte Verde e gerenciado pela Associação Empresarial dos Negócios da Agropecuária (Aena), já está licenciado e entrará em funcionamento na primeira semana de maio. A construção teve a parceria do inpEV -instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos.-, da Agrozebu, Produtiva e Sal Gigante.

Com o objetivo de aumentar a capacidade de recebimento dessas embalagens no estado, a unidade, que possui 120º m² de área construída, atenderá cerca de mil propriedades rurais de produtores da região. O material recebido no local será encaminhado para a central de recebimento de Sinop (MT) e, posteriormente, enviado para a destinação final - reciclagem ou incineração -, pelo inpEV.

Em 2012, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), formado por agricultores, fabricantes - estes representados pelo inpEV-, canais de distribuição e com apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto 8.693 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Mato Grosso. A quantidade de embalagens retiradas no estado representou 23% do total no Brasil.

Imprimir