Imprimir

Notícias / Tecnologia

Morgan Sementes e Biotecnologia apresenta novo híbrido de POWERCORE na Agrishow

Outras Palavras Comunicação Empresarial

A Morgan Sementes e Biotecnologia, marca comercial da Dow AgroSciences, participa, de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP), da Agrishow. Os agricultores que visitarem o estande da Dow AgroSciences poderão conhecer a tecnologia POWERCORETM, primeiro evento em milho com cinco genes estaqueados aprovado no Brasil contra as principais pragas e plantas daninhas desta cultura.

Já incorporadas a todo o portifólio de sementes de milho da Morgan, as vantagens de POWERCORETM poderão ser vistas em parcelas experimentais de três híbridos diferentes e também por meio de experimentos que demonstram a eficiência da tecnologia no controle de pragas inoculadas artificialmente.

A marca também lança na feira seu mais novo híbrido, de alta produtividade que estará disponível para plantio na safrinha 2014: o MG652. A Morgan também apresenta dois novos híbridos, lançados para esta safra e que já fazem sucesso dentre os agricultores: o 30A16, indicado para lavouras de alto investimento tanto no verão quanto na safrinha, e o 30A37, um híbrido de ciclo superprecoce, estável e produtivo que alia seu ciclo mais curto com grãos de excelente qualidade tanto no verão quanto na safrinha.

Além dos lançamentos do portfólio de sementes, os visitantes do estande também verão parcelas de demonstrando a eficiência de POWERCORE™ em lagartas de solo - Lagarta-elasmo (Elasmopalpuslignosellus) e Lagarta-rosca (Agrotisipsilon) - por meio de inoculação artificial. Os especialistas da marca também demonstrarão as pragas controladas pela tecnologia por meio de demonstração in vitro.

Tecnologia - Resultado de aproximadamente oito anos de desenvolvimento, a nova tecnologia proporciona aumento na produtividade das lavouras de milho, cujo percentual depende do nível tecnológico da lavoura e das condições climáticas. “Um dos diferenciais do POWERCORE™ são as três proteínas BT distintas inseridas, que reduzem a possibilidade da praga-alvo desenvolver resistência”, afirma a gerente de marketing da Morgan, Diogênes Panchoni. Engenheira agrônoma, ela destaca que, ao proporcionar tolerância a dois diferentes herbicidas, o novo produto também flexibiliza o manejo, permitindo ao produtor otimizar maquinário e mão de obra na pulverização.

POWERCORETM possui múltiplos modos de ação que aliam o controle de algumas das principais pragas do milho – como a Lagarta-do-cartucho (Spodopterafrugiperda), Broca-do-colmo (Diatraeasaccharalis), Lagarta-da-espiga (Helicoverpazea), Lagarta-elasmo (Elasmopalpuslignosellus) e Lagarta-rosca (Agrotisipsilon) – e também apresenta tolerância aos herbicidas glifosato e glufosinato.

Área de refúgio

O refúgio, plantio de milho convencional em uma lavoura de milho Bt, é essencial e recomendável para que, junto com outras ferramentas, não haja desenvolvimento de resistência por parte das pragas-alvo. Por contar com três genes estaqueados para controle de pragas, a área de refúgio recomendada para lavouras com POWERCORE™ passa a ser de 5% ao invés dos 10% de outras tecnologias.

O resultado é o aumento de produtividade nas lavouras que ajudará a fazer do Brasil o celeiro na produção de alimentos para o mundo. Esta condição vai ao encontro das necessidades mundiais, uma vez que de acordo com pesquisa recente da FAO, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, até 2050 será preciso produzir 70% a mais de alimentos para alimentar a crescente população mundial.
Imprimir