Imprimir

Notícias / Pecuária

Exposição em Pará de Minas (MG) espera reunir 170 animais da raça Campolina

Pec Press - Imprensa Agropecuária

Campolinistas de Minas Gerais e outras partes do Brasil preparam tropas para a XXVI Exposição Especializada do Cavalo Campolina, que ocorre de 8 a 11 de maio, na cidade de Pará de Minas (MG). A organização é do Núcleo Oeste Mineiro dos Criadores do Cavalo Campolina. São esperados 50 expositores e 170 animais na pista. Em busca de novos usuários, a programação conta também com um leilão de pista, agendado para o dia 10 de maio, sexta-feira, logo após a premiação, quando será servido um delicioso churrasco aos convidados que disputarão entre 15 e 20 cavalos.

"Nossas expectativas são as melhores possíveis. O mercado está em franco crescimento e cada vez mais pessoas passam a enxergar o Campolina não só pela beleza, mas também pela funcionalidade. Certamente a exposição será encerrada com salto positivo de novos criadores e usuários", avalia Gledson Carneiro Júnior , presidente do núcleo de criadores. A programação contará ainda com atrações para a comunidade, como shows de cantores sertanejos regionais.

Pará de Minas é tradicional na criação da raça, muito apreciada pela imponência, beleza e andamento marchado, que proporciona uma cavalgada confortável, quase sem impacto. Sua docilidade também chama a atenção, inclusive, vem sendo explorada em outras atividades, como o turismo rural e a equoterapia, que auxilia no tratamento de doenças mentais e motoras.

Desde a fundação da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina, em 1941, a raça passa por constante atualização. Seu tamanho está um pouco reduzido, com um conjunto de frente mais leve e aprumos mais adequados para o exercício de sua funcionalidade. Pará de Minas reúne em torno de 20 criadores e cerca de 70 usuários.

MAIS INFORMAÇÕES

Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina (ABCCCampolina)
Telefone: (31) 3372-7478
Site: www.campolina.org.br
Imprimir