Imprimir

Notícias / Pecuária

Curso de doma racional será oferecido para peões de Nova São Joaquim

Da Redação - Max Aguiar

Quinze peões profissionais de Nova São Joaquim (485 km de Cuiabá) serão qualificados pelo curso de doma racional, que visa o adestramento de animais sem o uso de violência. O método que será usado não utiliza qualquer utensílio que possa agredir os animais, como espora, chicote ou amarras.

Capital sediará maior evento sobre agricultura do Centro-Oeste

De acordo com a assessoria, o projeto é realizado pelo pela Secretaria de Assistência Social através do Projeto Parceria Rural. O Curso tem duração de cinco dias, totalizando 40 horas/aula. Durante as aulas os alunos recebem material didático uniforme e alimentação gratuita. Além das aulas práticas de montaria e amansamento do animal, disciplinas teóricas como ‘Auto Estima’ e ‘Saúde e Bem Estar do Animal’ também são ministradas.

O coordenador do Projeto Parceria Rural Pecuária, Emílio Alves, avalia como positiva a aceitação dos concluintes do curso no mercado de trabalho. “Muitos alunos já possuem experiência na domesticação de animais, porém utilizam métodos mais agressivos que podem prejudicar a saúde do equino. Com o curso de doma racional, estes profissionais se tornam habilitados a utilizar um método mais correto e eficaz de domesticação”, explicou o coordenador do projeto para a assessoria da Setas.

Para a primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, a qualificação profissional representa a geração de renda de diversas famílias. “Nossa atenção está voltada para a qualificação profissional e para a inserção de trabalhadores no mercado de trabalho. De dois anos para cá, conseguimos capacitar mais de 25 mil pessoas e para nós é uma grande conquista. Mas nosso trabalho não para por aqui”, ressaltou a secretária.

O curso será realizado entre os dias 29 de abril e 03 de maio, na Fazenda Morro da Mesa, em Nova São Joaquim. Mais informações: (65) 3613-5719.
Imprimir