Imprimir

Notícias / Pecuária

Machos e fêmeas de argola encerraram a participação da Angus na 11ª Expoutono de Uruguaiana

ABA - Associação Brasileira de Angus

A exposição dos animais de argola durante 11ª Expoutono de Uruguaiana teve início no último dia 26 no período da tarde e continuou com as fêmeas no dia seguinte pela manhã, encerrando a participação da raça Angus nesta que foi a primeira feira oficial no Rio Grande do Sul em 2013. O julgamento dos animais ficou a cargo de Christopher Filippon, experiente jurado e criador de Angus, que concedeu o título de Grande Campeão da feira de Uruguaiana para o animal LC Tonel TE T196, de Luiz Anselmo Cassol, da Cabanha da Corticeira (São Borja/RS).

Entre as fêmeas de argola, o título de Grande Campeã foi para o animal da Cabanha da Corticeira (São Borja/RS), LC Tifani T1192 Candombe, propriedade de Luis Anselmo Cassol.

O animal que ficou com o título de Reservado de Grande Campeão foi Reconquista 1957 Sufoco Traveler, da parceria entre José Paulo Dornelles Cairoli e Marco Antônio Costa, da Fazenda Reconquista (Alegrete/RS). Já o terceiro melhor macho de argola foi Cia Azul Magnata FIV TE1694, da Cia Azul Agropecuária (Uruguaiana/RS), de Susana Macedo Salvador.

A Cabanha do Posto (Uruguaiana/RS) expôs a fêmea que ficou com o título de Reservada de Grande Campeã, Red Emperor TE1440 Tellechea, propriedade de Sergio Bastos Tellechea. Encerrando o grande campeonato das fêmeas de argola, a terceira melhor colocada foi para a Cabanha Rincon Del Sarandy (Uruguaiana/RS), com o animal Rincon Bendita TE1746 Del Sarandy.

Expoutono de Uruguaiana é uma realização do Núcleo Angus Três Fronteiras, de Uruguaiana (RS), com apoio da Associação Brasileira de Angus. Para Ignácio Tellechea, presidente do núcleo, essa é uma exposição de relevância para o Rio Grande do Sul. “Contamos como a primeira do ranking nacional realizada no RS e até o momento com o maior nú mero de animais, foram 77 fêmeas e 32 machos de argola em pista, além disso o nível dos animais foi excepcional, e os proprietários ficaram bastante satisfeitos com o julgamento do Filippon”, assinala Tellechea.

Ao final da exposição as centrais de genética, Semex, ABS Pecplan, Solução Genética, Alta Genetics/Progen, Maya Genética, Cort Genética, CRV Lagoa, e as cabanhas Rincon Del Sarandy, Umbu e São Bibiano, doaram um total de 300 doses de sêmen para serem leiloadas em prol do Núcleo Angus Três Fronteiras, que arrecadou mais de R$ 10 mil com venda dos pacotes de sêmen doados.
Imprimir