Imprimir

Notícias / Tecnologia

Genética bovina: evento na Bolívia deve render US$ 100 mil em negócios

Assessoria de Imprensa BHB

Workshop realizado pelo projeto BHB durante a Agropecruz reuniu técnicos, pecuaristas, estudantes e representantes de empresas de produtos agropecuários. O Workshop Braford Brasil – Bolívia, promovido pelo Projeto Brazilian Hereford & Braford (BHB), parceria entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) juntamente com a Associação Boliviana de Criadores de Braford (ABCB), realizado no dia 19 de abril, em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), durante a Feira Agropecruz, deve gerar US$100 mil em negócios para as empresas brasileiras nos próximos 12 meses, com a venda de embriões e sêmens.

Participaram do evento cerca de 40 pessoas, entre técnicos, pecuaristas, estudantes e representantes de empresas de produtos agropecuários. O presidente da Associação Boliviana de Criadores de Braford (ABCB), Eduardo Melgar, acredita que o evento foi bem sucedido, pois avalia que todos os participantes ficaram muito satisfeitos e interessados no potencial que a raça Braford tem para contribuir com a produção pecuária. “O fato positivo é que agora temos mais pessoas informadas sobre as vantagens da raça Braford, e todos os comentários sobre o evento foram muito positivos”, conta Melgar. Para ele, o aumento do número de cabanhas da raça que estavam participando da feira comprova o desenvolvimento da raça no país.

A ABCB existe há três anos e tem contado com o apoio da ABHB para o seu desenvolvimento. Com o evento na Agropecruz, é esperado um aumento no número de criadores da raça na Bolívia. O curso foi dividido em quatro etapas, sendo três palestras pela parte da manhã e uma aula prática durante a tarde. Os palestrantes, Gabriel Isaacsson (Superintendente da Associação Nacional dos Criadores), Marcelo Louzada (Inspetor Técnico Credenciado da ABHB) e Eriberto Ulloa (responsável técnico pelo criatório boliviano Casa Blanca), todos médicos veterinários, apresentaram os sistema de registros, critérios de seleção, estratégias de melhoramento genético da raça Braford. Dr Eriberto, último palestrante relatou sua experiência com a raça no país.

A aula prática teve como base os animais que estavam expostos na feira que serviram como modelos para exemplificar o que se busca e como melhor selecionar animais da raça Braford.

No fim da tarde foi realizado o julgamento da Raça Braford na Agropecruz, Marcelo Louzada foi o juiz da prova, como secretários estavam Gabriel Isaacsson e Mario Fernando Montaño, futuro técnico da ABCB.
Imprimir