Imprimir

Notícias / Cooperativismo

Máquinas ajudarão no transporte de produção de 11 mil agricultores potiguares

MDA

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) beneficiou, nessa sexta-feira (03), mais de 11 mil agricultores familiares do estado do Rio Grande do Norte, com a entrega de 23 máquinas retroescavadeiras a 23 municípios potiguares. Com investimento da ordem de R$ 4 milhões, a ação faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O estado ainda tem mais 107 municípios para receber retroescavadeiras, que serão entregues ao longo deste ano. Estão previstas, também, o repasse de 44 motoniveladoras. O objetivo dos maquinários é auxiliar na construção e manutenção de estradas vicinais, essenciais para o trânsito de pessoas e mercadorias da agricultura familiar.

Para o delegado federal do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa Sobrinho, as máquinas vieram em boa hora. “A condição das estradas é bem ruim. Esses municípios estão em região semiárida e precisam de máquina desse porte”, disse. “O objetivo principal é de recuperar as estradas vicinais, mas há outro, que seria de preparar, também, os reservatórios hídricos, para a época das chuvas”, completou o delegado.

Distância


Localizado no extremo oeste potiguar, o município de Venha-Ver é o mais distante da capital (Natal), a 463 quilômetros. O município tem, também, outras particularidades: está situado no ponto mais alto do estado e desliga os postes às 22h, para economizar energia.

Com menos de quatro mil habitantes, Venha-Ver tem como carro-chefe a plantação de milho, feijão e mandioca Segundo o Censo Agropecuário mais recente (2006), a população do campo é de pouco mais de 500 pessoas. O município foi um dos beneficiados com a entrega das retroescavadeiras pelo PAC 2.

“As estradas estão péssimas. O difícil era exatamente a falta da máquina, porque até para alugar uma era difícil. Com certeza, com a chegada desse equipamento, vai facilitar muito a vida do agricultor familiar do nosso município”, apontou o prefeito Expedito Salviano, que esteve presente na solenidade de entrega dos equipamentos e no encontro dos novos prefeitos, que coincidiu com o evento.

Agricultura

Essa é a segunda entrega de máquinas do PAC 2 no Rio Grande do Norte. No ano passado, foram entregues 26 retroescavadeiras, no valor total de R$ 4,5 milhões. Ainda no estado, 77% da população rural são de agricultores familiares, totalizando mais de 190 mil pessoas. Elas são responsáveis por 90% do arroz, 86% do feijão e 85% da soja produzidos no estado.
Imprimir