Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Parceria irá oferecer qualificação de 40 horas à projetistas para auxiliar produtores

Assessoria Senar-MT

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) irá qualificar projetistas para o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono). O aperfeiçoamento de 40 horas é direcionado a pessoas com mais de 18 anos e que já atuam na área.

Senar-MT apresenta portfolio com novos treinamentos para Cadeia do Milho
Credenciamento para novos instrutores do Senar ocorre até o dia 03 de maio

"A demanda surgiu da necessidade em aproximar os produtores rurais às agencias financiadoras de crédito do Plano ABC, facilitando a elaboração de projetos adequados", explicou o analista de Educação Profissional Rural do Senar-MT, Eduardo Silveira, responsável pelo projeto.

De acordo com o analista, a qualificação será realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar de Mato Grosso (Sedraf), que solicitou e formatou o treinamento, com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), responsável pelas pesquisas na área, e com as agencias financiadoras: Banco do Brasil, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred) e Banco do Amazônia.

O Senar-MT irá disponibilizar dois instrutores para fazerem as capacitações, que acontecerão nas nove regionais da entidade. "Serão abertas 135 vagas. Os projetistas interessados devem se inscrever pelo site do Senar, entre os meses de junho e setembro", revelou o analista.

Durante o treinamento os participantes receberão informações sobre Manual de Crédito Rural (MCR); Orçamento, Plano e Projeto; Plano Agrícola 2012/2013; Contextualização do Programa ABC (Crédito); Recursos do BNDES e sobre o Plano ABC (projeto).

Plano ABC

O Plano ABC é um dos planos setoriais elaborados de acordo com o artigo 3° do Decreto n°7.390/2010. Tem por finalidade a organização e o planejamento das ações a serem realizadas para a adoção das tecnologias de produção sustentáveis, selecionadas com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de gases do efeito estufa no setor agropecuário assumidos pelo país.

Para a safra 2012/2013, estão disponíveis R$ 3,4 bilhões dentro deste programa, com juros de 5% ao ano. Com estes recursos, os produtores poderão implantar em suas propriedades (de acordo coma linha de crédito solicitada) técnicas como: Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); Sistema Plantio Direto (SPD); Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); Florestas Plantadas; Tratamento de Dejetos Animais; e Adaptação às Mudanças Climáticas.
Imprimir