Imprimir

Notícias / Pecuária

USP de Pirassununga apura dados de avaliação da nova safra de touros Nelore CFM

Texto Assessoria de Comunicação

O Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB) da USP de Pirassununga (SP) abre neste mês de maio os trabalhos de apuração e cálculo das DEPs (Diferença Esperada na Progênie) dos animais Nelore CFM avaliados para sobreano desde a desmama até os 24 meses. Estes animais sob uma rigorosa pressão de seleção vão formar o Índice CFM, que preza por características importantes, como: Ganho de Peso a pasto, Precocidade Sexual e características de carcaça (Conformação, Precocidade e Musculosidade).

E de um total de 6.400 animais da safra 2011 que até então foram submetidos a procedimentos de avaliações nas fazendas da CFM Agro-Pecuária apenas os melhores 30% serão selecionados e estarão aptos à condição de touro.

Essa dinâmica de seleção genética destes animais para a pecuária de corte é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a concessão do Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) que chancela os animais com qualidade genética superior comprovada.

Para este ano estão previstos a disponibilidade de 1.150 animais Nelore com os melhores índices no Programa de Avaliação Genética da CFM com a acurácia de dados respaldada pela USP de Pirassununga e que serão comercializados no 15º Megaleilão que acontece nos dias 14,15 e 16 de agosto, no Recinto Anisio Haddad, em São José do Rio Preto (SP). E na Fazenda São Francisco, é onde acontecerá o Mega Loja com venda direta adicional de reprodutores e matrizes selecionados da safra 2011.

O coordenador de pecuária da CFM, Luis Adriano Teixeira, informa que além dos machos todas as fêmeas nascidas e em recria também passaram a ser avaliadas no índice de Sobreano completando a coleta de dados de toda a safra nascida em 2011.

“Além de todas as informações do desenvolvimento ponderal e dos animais desde o nascimento, desmama e agora na DEP de Sobreano, parte dos animais também terão sua paternidade comprovada pelo teste de paternidade por DNA da Neogen”, informa Teixeira.

Forte presença – A genética CFM atualmente está presente em 21 estados brasileiros com relevante participação na oferta e comercializações de animais jovens, touros e matrizes da raça Nelore de produção a pasto para a pecuária de corte e, entre as localidades com estrutura montada de distribuição de bovinos certificados, estão os municípios de: Aquidauana (MS), Cuiabá (MT), Goianésia (GO) e Correntina (BA) onde a empresa possui entrepostos de entrega de animais.

Mais Informações pelos telefones (17) 3214-8700 ou 0800 127 111, ou na internet pelo e-mail faleconosco@agrocfm.com.br ou no endereço eletrônico www.agrocfm.com.br.
Imprimir