Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Deputado alerta para crescente implantação de usinas hidrelétricas em MT

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

Na região do Teles Pires, no norte do Estado de Mato Grosso, estão sendo erguidas cinco usinas hidrelétricas. O  impacto ambiental, considerado o tamanho dessas construções, é motivo de preocupação do presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM). Nesta quarta-feira (05), durante sessão plenária, o parlamentar discursou sobre a crescente implantação de usinas hidrelétricas no Estado para geração de energia.

Prefeitura comemora Semana do Meio Ambiente a partir de hoje

Deputados rejeitam Protocolo de Nagoya e vão à FAO propor regras

De acordo com assessoria de imprensa do parlamentar, que relatou a CPI das Hidrelétricas instalada pelo Legislativo Estadual, as obras previstas para Mato Grosso provocaram inúmeros impactos ambientais, sociais, econômicos e culturais. Ele afirma ainda que todos os projetos hidrelétricos apresentam problemas de intervenção na natureza e principalmente na vida das populações ribeirinhas. 

Como solução para o problema, Dilmar apontou o investimento em novas fontes de energia, aprofundar estudos para algo mais sustentável como energia eólica ou solar, que não agrave a situação do meio ambiente.

“Um dos maiores problemas identificados na CPI é quanto aos reservatórios dessas unidades, que impedem que os peixes subam para a desova, além de não receber nenhum tipo de limpeza ou manutenção das operadoras. Outro problema sério é quanto ao múltiplo uso das águas, já que as empresas impedem o acesso dos moradores remanescentes nessas regiões”, alertou.
Imprimir