Imprimir

Notícias / Agronegócio

Fórum Soja Brasil discute política para insumos agrícolas

De Rondonópolis - Cairo Lustoza - Agro Olhar/Agência Pauta Pronta

 Uma política para os insumos agrícolas é o tema do próximo Fórum Soja Brasil, em Londrina, no Paraná, no dia 18 de outubro, quinta-feira. O painel terá inicio a partir das 19h45min, diretamente do Auditório Milton Alcover, no Parque Governador Ney Braga. O fórum faz parte do Soja Brasil, o maior projeto sobre essa cultura já realizado no país. Com a apresentação do jornalista João Batista Olivi, esta edição conta com a participação dos deputados federais Reinhold Stephanes (PSD-PR) e Dr. Rosinha (PT-PR), do advogado Reginaldo Minaré (consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA), do pesquisador Alexandre Cattelan (chefe-geral da Embrapa Soja) e do jornalista Mauro Zafalon (colunista da Folha de São Paulo).
O presidente da Aprosoja Brasil Glauber Silveira, que fará a abertura do evento, ressalta que o Paraná foi escolhido para este debate por ser um dos pioneiros na produção no país. Uma das principais discussões deve girar em torno do potencial brasileiro de produzir insumos e, mesmo assim, importá-los. "Se o Brasil é deste tamanho, porque temos que importar? É importante discutir estes temas de interesse do produtor para que o país possa se tornar o primeiro em produção de grãos", diz Silveira. O público pode acompanhar o fórum também na internet pelos sites www.projetosojabrasil.com.br e www.c2rural.com.br e ainda participar do fórum pelo facebook (facebook.com/projetosojabrasil) ou pelo telefone 0800 5415858, com ligação gratuita. O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, da Aprosoja Brasil e do Senar Mato Grosso, com coordenação técnica da Embrapa. O apoio regional é do Senar Mato Grosso do Sul e do Senar Goiás. Tem patrocínio de Basf, da Mitsubishi Motors e da Monsanto. O painel terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

Confira o que dizem os painelistas sobre o tema:

"É preciso considerar a produção de insumos agrícolas, principalmente os fertilizantes, como uma questão estratégica para aumentar a competitividade e a renda do produtor rural brasileiro"
Reinhold Stephanes, ex-ministro da Agricultura e deputado federal (PSD-PR)

"A soberania alimentar de um país depende de uma política para insumos agrícolas. País dependente de insumos agrícolas é país sem soberania"
Dr. Rosinha, médico e deputado federal (PT-PR)

"A definição de uma política para os insumos agrícolas no Brasil é fundamental, já que o país é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, porém depende muito da importação de insumos. É importante o país avançar na autosuficiência dos insumos, especialmente no tocante aos fertilizantes"
Alexandre Cattelan, Ph.D. em Agronomia e chefe-geral da Embrapa Soja

“Os insumos constituem o conjunto de bens e serviços empregados na produção de outros bens. Escolher e bem utilizar os insumos é fundamental para a racionalização do custo de produção no campo”
Reginaldo Minaré, advogado e consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

"Essa área de insumos é uma área extremamente importante para agricultura. Se o produtor não tem adubo suficiente e de qualidade, a produtividade lá na frente será menor. A discussão deste tema abre horizontes, e o fórum esclarece as políticas que existem para este assunto".
Mauro Zafalon, jornalista com MBA em Derivativos e colunista da Folha de São Paulo

“O Brasil precisa urgentemente de uma política para os insumos agrícolas. A falta de infraestrutura e logística de transporte e armazenagem, assim como as oscilações de mercado, têm aumentando os custos de produção das atividades agropecuárias de maneira geral, diminuindo a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional”
Rafael Ribeiro de Lima Filho, zootecnista e analista da Scot Consultoria
Imprimir