Imprimir

Notícias / Pecuária

MT foi o estado que mais recebeu couro para serviço de curtimento nos 3 primeiros meses do ano

Especial para o Agro Olhar – Thalita Araújo

Mato Grosso destaca-se no cenário de prestação de serviços de curtimento de couro bovino e foi o estado que mais recebeu couro para esse fim nos três primeiros meses deste ano, segundo revela levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Investir em tecnologia e conhecimento é saída para pecuaristas tornarem atividade lucrativa

O Estado foi responsável por 24,7% do recebimento nacional do produto para curtimento. Mato Grosso do Sul fica em segundo lugar, com 17,4%, o Rio Grande do Sul figura na terceira posição, com 15,8% e Goiás, 14,4%.

Aquisição de couro para curtimento próprio, no entanto, representou o maior volume no país no período, aproximadamente 75%, aumentando em 7,3% o volume em relação ao mesmo período de 2012.

Por falta de renda, produtores aumentam o número de abate de fêmeas em Mato Grosso

Neste quesito, Mato Grosso fica na 2º posição, com a fatia de 15%, abaixo apenas de São Paulo, com 16,5% de participação nacional.

Em todo o Brasil, no 1º trimestre de 2013 foram adquiridas 9,129 milhões de peças inteiras de bovinos, segundo a pesquisa do IBGE. Este número indica aumentos de aquisição de 8,1% sobre o 1º trimestre de 2012 e de 4,1% sobre o 4º trimestre daquele ano.
Imprimir