Imprimir

Notícias / Geral

Estudo orienta plantio do abacaxi nos estados produtores

Assessoria

 O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou o zoneamento agrícola para o plantio da safra 2012/2013 do abacaxi em 24 Estados brasileiros, onde as condições são mais favoráveis à produtividade. A Portaria nº 221 foi publicada, nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, no Diário Oficial da União (DOU). O abacaxizeiro é economicamente explorado na maioria das regiões do País, tendo importante contribuição na geração de renda e emprego.

Originário do Brasil e típico de regiões tropicais e subtropicais, o abacaxizeiro produz melhor em locais com temperaturas mais altas, o ideal é em torno de 24ºC e onde há chuvas constantes no ano. O fruto tolera situações extremas, como a temperatura mínima até 5ºC e precipitações anuais de 600 mm, condições que afetam diretamente o seu crescimento.

O estudo orienta os períodos de plantio para a fruta, observando o tipo de terreno, seco e/ou irrigado, em culturas exclusivamente irrigadas, o intervalo de plantio é maior, por exemplo. O objetivo com o zoneamento agrícola é identificar os municípios aptos e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo do abacaxi no Estados brasileiros. Essa identificação foi realizada a partir de análises técnicas feitas por equipe do ministério.

O ciclo do cultivo do abacaxi varia conforme a região escolhida. No sul do país, a cultura tem um ciclo de 24 meses (do plantio a colheita), enquanto em regiões localizadas mais próximas à linha do Equador, esse período é reduzido para 18 meses.
Imprimir