Imprimir

Notícias / Tecnologia

Empresas investem na fertilidade do sêmen visando a obteção de altos índices de reprodução

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

Altos níveis de fertilidade só são atingidos como resultado de um trabalho de fecundação que vise buscar altos índices de reprodução. A consequência? Alta produção. Este é o sonho de qualquer pecuarista, que procura incessantemente, por meio do melhoramento genético, maior circunferência escrotal dos animais jovens - indicador de fertilidade, e que está relacionada com a precocidade sexual das fêmeas que tem parentesco.

Leia também
Pecuaristas devem ter atenção com ervas tóxicas na pastagem
MT acumula 40% do total de vendas de reprodutores de touro Nelore do Centro-Oeste
XVI Congresso Abraves será realizada em Cuiabá; Inscrições com desconto terminam no próximo dia 5

Em um rebanho, existe variação na qualidade do sêmen de touros candidatos a fornecedores de material genético para centrais, algo em torno de 25% dos animais não são bons produtores de sêmen congelado, por não terem qualidade de sêmen.

De acordo com especialistas, esta porcentagem se justifica porque os rebanhos de origem deles não foram submetidos ao processo de alta pressão de seleção para a fertilidade. Por outro lado, cerca de 30% possuem alta qualidade de sêmen.

“No processo de produção de sêmen congelado, aproximadamente 45% das coletas são descartadas, devido ao rigoroso controle de qualidade. Este processo faz parte da elaboração e da entrega de um produto de alta qualidade ao mercado” explica o gerente da empresa Central da Alta, Luis Alfredo Garcia Deragon.

Deragon, afirma que “é preciso detectar os animais que possuem melhores valores e avaliações genéticas para estas características, para avançar na melhoria do rebanho”.

Fertilidade

Para que a fertilidade se manifeste de forma plena os animais devem estar em boas condições físicas e nutricionais, esclarece a o gerente da empresa, que presta consultoria a pecuaristas de todo o Brasil. Se esses requisitos estiverem de acordo e a pressão de seleção para fertilidade for realizada, os índices produtivos serão melhores. “A fertilidade poderá se potencializar quando há manejo correto da fazenda, principalmente sanitário e alimentar”, finaliza Deragon.

Diferencial

O processo tecnológico realizado pela Alta garante a produção de sêmen de alta qualidade, que permite obter ótimos resultados, quando os outros fatores que influenciam na fertilidade são controlados.

O diferencial do processo aplicado pela empresa vai do manejo da coleta (no momento de coletar o sêmen, o touro deverá ter a melhor estimulação possível para que o sêmen colhido seja de ótima qualidade); controle inicial da qualidade da coleta, onde são descartados cerca de 20 a 25% das coletas de sêmen por uma baixa qualidade inicial e as fases do processamento: resfriamento, envase e congelamento.

Cada momento tem tipos específicos de controle e todas as etapas influenciam diretamente no sucesso do procedimento. A pecuarista Sandra Marquesi Prouze, proprietário de uma fazenda em Campo Grande (MS), conta que há dois anos começou a investir na qualidade do sêmen de seus reprodutores.

"Os ganhos foram significativos, a partir do momento que começamos a realizar o manejo de forma adequada e a tratar com seriedade cada etapa do processo", comenta a pecuarista. 
Imprimir