Imprimir

Notícias / Agronegócio

Combate à helicoverpa e definição de preço mínimo são prioridade da cotonicultura

De Brasília – Vinícius Tavares

A nata da cotonicultura brasileira prestigiou na noite desta terça-feira (03), em Brasília, a abertura oficial do 9º Congresso Brasileiro do Algodão, evento promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) em parceria com a Associação Mato-grossense dos produtores de Algodão (Ampa) e apoio de empresas privadas do ramo.

A tônica dos discursos na solenidade de abertura foi a preocupação de todo o setor com os prejuízos de R$ 10,7 bilhões causados pela lagarta helicoverpa nas lavouras principalmente do oeste baiano, além de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Minas Gerais.

Leia mais:
Governo faz “media” com cadeia do algodão e deve liberar defensivos contra lagarta
9º Congresso Brasileiro de Algodão traz especialista australiano para falar sobre controle da Helicoverpa


Os principais representantes do setor defenderam uma ação enérgica do governo federal para liberar os registros de defensivos químicos por parte da Anvisa ao combate à lagarta. Não faltaram críticas ao sistema de registro de agroquímicos.

De acordo com o presidente da Abrapa, Gilson Pinesso, o Brasil vive um verdadeiro colapso com o sistema de registro nos defensivos agrícolas porque defensivos usados no exterior levam anos para serem liberados e, quando são, se tornam obsoletos.

“O Brasil vivem um verdadeiro colapso com o sistema de registro nos defensivos agrícolas, a lentidão nos processos, as proibições nem nenhuma base científica e a falta de sensibilidade com o produtor brasileiro. Isso ficou escancarado com o recente problema da helicoverpa. Perdemos uma batalha, mas não perdemos a guerra”, declarou.

Para o presidente da Ampa, Milton Garbugio, a questão do preço mínimo é outro tema precisa ser considerada pelo governo.

“Faz dez anos que o governo não revê o preço mínimo do algodão. Felizmente não precisamos, pois os preços estão bons. Mas não temos uma referência e uma garantia de preço mínimo ao produtor”, destacou o presidente da Ampa.

A abertura do evento teve a participação do governador Silval Barbosa (PMDB), dos senadores Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT) e do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller.

Entre os objetivos do encontro destaca-se a ampliação dos debates sobre políticas públicas ao setor; aumento da produtividade; gestão de pessoas e do agronegócio; pesquisa e conhecimento tecnológico; além de oportunidades de negócios entre empresas participantes.
Imprimir