Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Opinião

O equilíbrio da vida

Em prol do imediatismo, os valores legítimos que dá equilíbrio na vida, tais como: as virtudes e as conquistas intelectuais.Infelizmente,  passam  a morar em nossos esquecimentos.

 E por desperdícios de tempo útil, os caminhantes contemporâneos,esquecem-sedas escalas de valores, o faz com que os indivíduos sigam pelos caminhos de uma vida depressiva, pois ninguém está livre dos infortúnios, como: perda um emprego, privação de prestígio social, perda de um imóvel, dinheiro, carro, joias ou mesmo a perda do poder de compra de um objeto eleito como essencial, e que podem levar a interrupção de pactos de união, por um simples deslocamento da escala de valores, optando pela futilidade dos bens transitórios. 

A cada minuto que sobrevém, logo em seguida  deixa de ser o seu presente, mas pode deixar também insatisfação ou trazer os prazeres de conquistas, e por isso, é preciso respeitar os limites de cada momento e compreender que cada um de nós estamos preparados para faz o melhor que podemos, de acordo com o seu grau de evolução moral e intelectual, pois neste mundo competitivo, devemos entender que não somos melhores ou piores que ninguém, apenas diferentes uns dos outros.

A tradição traz para cada pessoa a sua ferramenta intelectual e espiritual, e esta significa  a soma das experiências e dos estilos, mesmo que sejam momentâneos, fazendo com que cada um de nós, possamos representar no teatro da vida,  o que realmente somos e com a representação  de uma “cara” ou uma “marca”, e por isso somos qualificados ou desqualificados de acordo com o grupo que vivemos.

Mas,na verdade somos  produtos do  inventário das heranças familiares, que nos impõe a agregação dos sentimentos culturais, que de uma foram ou outra, nos ajuda e nos qualifica em  todos os momentos futuros de cada etapa do nosso viver. 

O futuro tem o poder de regeneração de todos os momentos do passado, o importante é entender que os pequenos detalhes que às vezes passam despercebidos,  mas que tem o poder de assumir proporções gigantescas na lei de causa e efeito, e que são determinantes em nosso futuro, potencializando as diferenças para o sucesso e para o crescimento espiritual.          

Pouco conhecemos das pessoas só pelo convívio, A capacidade de desenvolver crescimento intelectual nos traz muitas respostas lógicas, nos tornadocapaz de entender a vida em todas a suas relações sociais e  ao desenvolver o poder da autocrítica, e faz-nos  gerar a  capacidade de superar os nossos próprios desafios, fazendo com que saibamos lidar com os prazeres e  as dores que estão escondidas nos sentimentos mais oculto da alma das pessoas, mas por lado, o inverso, nos levará a desperdiçar os momentos valiosos da vida, por pura  tentativa de  proteger as nossas próprias emoções e  por isso, ficamos propensos a  passar a nossa  existência de forma muito crítica, porém desprezível a aquilo que chamamos de relacionamentos sociais aceitáveis.

Para estar preparado para enfrentar os infortúnio e os fatores das adversidades,é importante buscar o equilíbrio da vida, pois ao decidirmos por ações responsáveis, estas  podem  nos leva a crescer acima dos problemas, o importante é nunca inverter os valores da vida, pois somos os senhores dos nossos atos, e os lamentos não trazem de volta o que passou ou foi desperdiçados.


Wilson Carlos Fuáh É Especialista emRecursos Humanos e Relações Sociais e Políticas. Fale com o Autor: wilsonfua@gmail.com
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet