Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Opinião

O próprio rei serviu ao exército como soldado raso

Neste tempo de Quaresma, nesta Semana Santa, devemos refletir a memória e a vivência do que Nosso Senhor Jesus Cristo viveu, da constrição alimentar,diminuir nosso ego e buscar a caritas cristã. Além desses gestos como imitação da perfeição de Cristo, busquei uma reflexão sob outros aspectos.

Na homilia tradicional, a leitura da data da quinta-feira santa, há a leitura do Evangelho de São João 13:1 a 15, o qual transcrevo:

Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Durante a ceia, como o Diabo havia já posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus, sabendo este que o Pai tudo pusera nas suas mãos, e que saíra de Deus e ia para Deus, levantou-se da mesa, tirou as suas vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se; depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Chegando a Simão Pedro, perguntou-lhe este: Senhor, tu a mim me lavas os pés? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora, mas entendê-lo-ás mais tarde. Disse-lhe Pedro: Não me lavarás os pés jamais. Replicou-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Declarou-lhe Jesus: Aquele que já se banhou, não tem necessidade de lavar senão os pés, porém está todo limpo; e vós estais limpos, mas não todos. Pois ele conhecia aquele que o havia de trair; por isso disse: Não estais todos limpos. Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as suas vestes e, pondo-se de novo à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre, e Senhor, e dizeis bem; porque eu o sou. Se eu, pois, sendo Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros;porque vos dei exemplo, a fim de que, como eu fiz, assim façais vós também.

O Evangelho é tocante, mas  trarei uma reflexão diferente, Nosso Senhor Jesus, na condição de “Christos” é líder nato, por sua própria natureza divina(aliada a sua natureza humana, o que na teologia chama-se hipostática), a sua liderança, decorre também de seus atos e gestos, que Líder excepcional foi Nosso Senhor, ao dar o exemplo, não com a ordem, mas com seu gesto.

Como liderar pessoas? Como inspirar as pessoas a agirem de uma determinada forma?Nosso Senhor Jesus Cristo ensinou, fazendo-se de servo, aquele que é Senhor, serviu e não foi servido!

O exemplo do líder é verdadeiramente o que legitima a liderança. Poderia ser uma frase falando palavras vazias, um sofisma, mas a realidade empírica chancela como verdade. O lendário Rei Leônidas da mítica Esparta, poderia ter ordenado que seus exércitos lutassem e morressem, os soldados seguiriam em menor ou maior grau de fidelidade,mas o histórico Rei Leônidas, decidiu sair do conforto da realeza e estar no front da batalha que tornou conhecida a região de Termópilas, com seu exemplo claramente os seus soldados lutaram com mais afinco, uma vez que seu líder máximo combatia ao seu lado, devemos o relato desta história a Heródoto.

O General George S. Patton, um dos maiores generais americanos, conhecido por seu temperamento explosivo, em diversas batalhas estava ombreado com seus soldados, chafurdando em lama, sangue e corpos, inclusive há uma divertida passagem que atribui a este General que na margem do rio Reno estaria atirando contra inimigos do outro lado, sendo o único. Outro momento interessante, questionável, mas certamente emblemático, em visita ao hospital de campanha, buscava animar os soldados feridos, ao confrontar um soldado sem nenhum ferimento de guerra,o esbofeteou instigando a esse que lutasse, um tapa na cara não apenas daquele soldado, mas de todos os líderes, que certamente naquele momento deveriam e mereceram aquele gesto e a guerra foi vencida pelos aliados.

Ser líder é abster-se dos prazeres e do luxo, tal gesto que foi ensinado magistralmente por Nosso Senhor Jesus Cristo e essa lição que devemos refletir neste tempo de quaresma, nesta Quinta-Feira Santa, sejamos lideres, servindo a nossos liderados, ombreando com nossos subalternos os objetivos que propomos. Devemos lembrar que Jesus Cristo, que é Rei, serviu ao exército como soldado raso.


Juliano Rafael Teixeira Enamoto é Católico, Procurador Jurídico concursado na Câmara Municipal de Sapezal, formado em Direto pela Universidade Federal de Rondônia.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet