Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

O poder público e o exercício da cidadania no trânsito

O poder público não cumpre seu papel no sentido de inserira sociedade naspráticas esportivas. Também não oferece condições, como a criação de ciclovias para fomentaro exercício do ciclismo com segurança. De igual modo, não desenvolve campanhas educativas para conscientizar a sociedade da importância de uma política de prevenção de acidentes no trânsito.

É importantecriar mecanismos para a melhoria da mobilidade urbana, com a adoção de medidas preventivas para racionalizar o trânsito em nossas cidades, pois isso representaria uma economia significativa para os cofres públicos,menos acidentes, menos despesas na área de saúde, menos hospitais e mais escolas, além de dar segurança e resguardar a vida das pessoas que trafegam nas vias públicas de nossos municípios.
As mudanças passam pelo incentivo de práticas esportivas saudáveis, como o uso da bicicleta como meiode locomoção, pois além da garantia de impacto positivo no trânsito é um meio de transporteambientalmente correto.

Como cidadãos temos que fazer a nossa parte, não jogar lixo nas vias públicas, não furar sinal vermelho, dirigir com cautela e serenidade, sempre tendo a preocupação de proteger, resguardar a vida das pessoas. Neste caminhar não podemos apoiar medidas colocadas na contramão da história, que prestigiam motoristas que não observam a legislação em vigor e que se comportam de forma imprudente no trânsito.

Um aspecto que cabe observaré que nem sempre o pedestre tem a cautela necessária na hora de atravessar as faixas, entra de forma abrupta.Comportamento dessa natureza pode causar acidentes; portanto, é salutar que o pedestre,ao se aproximar das faixas, estenda a mão, sinalize para não pegar o motorista de surpresa.

Temos que educar as futuras gerações eisso passa pela criação de uma cadeira obrigatória para ser ministrada nas últimas séries do  fundamental, cidadania no trânsito, com intuito de ensinar as nossas crianças a se comportarem de forma correta na relação cidadão e trânsito.Só assim, poderíamos vislumbrar um trânsito civilizado.

O poder público deve cumprir seu papel, através da sinalização e  iluminação de todas vias públicas com destaque para as faixas de pedestres, criação de ciclovias e desenvolver campanhas educativas para conscientizar a população e, desta forma, humanizar o trânsito em nossas cidades, reduzir drasticamente o número deacidentes que de forma precoce ceifam milhares de vidas em nossa sociedade.
 

Edivaldo Rocha dos Santos é Professor de História e Servidor do TRE de MT.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet