Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

A rotina do escrivão

Hoje, 05 de novembro – Dia do Escrivão de Polícia, uma data a ser comemorada por esses profissionais indispensáveis para o funcionamento de uma delegacia. Essa data foi estabelecida pela Lei 7.466/2001. Você sabia que é o escrivão que formaliza a investigação policial? Sim, somente depois disso é que o juiz ou promotor tem condições de tomar as decisões em relação aos fatos. Um trabalho árduo, que exige atenção máxima e muita dedicação.

Pode-se até dizer que o Escrivão é um profissional completo! Consegue ter a visão administrativa, em relação aos processos internos da Delegacia, e também da própria investigação policial. É que ao formalizar, acaba obtendo uma visão completa sobre as diversas fases da investigação. É no Escrivão de Polícia que as informações são unificadas.

Claro que nem tudo são flores. Esse também é o profissional que se dedica muitas horas além da sua carga horária de trabalho. Sim, a rotina na delegacia exige muito dos servidores. Tanto que o Escrivão sabe da sua responsabilidade em defesa da Segurança Pública. Por isso, procura atender a demanda o máximo que pode, que aguenta mesmo. Muitas vezes, sacrifica a vida familiar, refletindo na convivência com cônjuges e filhos. São guerreiros e sonham ter o trabalho reconhecido pela dedicação e desempenho das suas atribuições.

Para quem não sabe, assim é a vida do Escrivão de Polícia nas delegacias. Tensão e atenção caminham juntas, na missão de resguardar a segurança pública, a vida do cidadão. Ser Escrivão é motivo de orgulho, afinal de contas, enfrentar com maestria a dura rotina dentro das delegacias e, paralelamente, lutar por melhores condições de trabalho, tem que ter o dom. Tem que ser guerreiro!!!

E nessa luta, o Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil – Sindepojuc está atento para cobrar dos órgãos competentes o direito do Escrivão! Assim como tem sido em relação ao pagamento da Revisão Geral Anual - RGA; os investimentos em Comunicação e Marketing - pela valorização mesmo da classe. E, nessa perspectiva, também é meta atuar pela aprovação da reforma do Estatuto da Polícia Civil. Incluindo, ainda, a luta por uma carga horária de trabalho mais justa, com melhores equipamentos e material ergonômico, para aumentar a autoestima e, consequentemente, melhorar os serviços prestados à população.

Nessa busca incessante por melhorias, reforçamos a importância da construção da nova sede do Sindepojuc, ainda mais moderna e aconchegante para atender aos anseios de todos. Neste dia festivo, com a confiança renovada, o Sindepojuc segue firme com número expressivo de filiados e respeito diante dos Poderes Constituídos, para enfrentar os desafios e consolidar melhorias para que o Escrivão de Polícia siga firme registrando os fatos. 

Nossa gratidão e reconhecimento

Parabéns, Escrivão de Polícia!

Davi Nogueira – presidente do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil – Sindepojuc
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet