Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Opinião

A Ninfoplastia e o regaste da autoestima

A cada dia que passa, mais e mais mulheres procuram cirurgiões plásticos com o desejo de realizarem cirurgia íntima feminina, a famosa Ninfoplastia. Cirurgia motivada pela insatisfação como o excesso de pele nos pequenos lábios vaginais e ao redor do clitóris, seguido pela atrofia dos grandes lábios vaginais após perda de peso e o aumento da idade.

Algumas pacientes reclamam de dor, dificuldade de higiene local, problemas ao usarem roupas mais apertadas, roupas íntimas menores, além de dificuldades durante relações sexuais. Porém, outras vezes o desejo pela Ninfoplastia tem apenas motivação estética. Algumas pacientes recorrem ao procedimento buscando uma região vaginal mais harmônica, sem excessos de tecidos.

Cabe ressaltar que a cirurgia retira apenas o excesso de tecidos, já que determinada quantidade de pele é necessária para proteger o canal vaginal e a uretra de infecções urinárias e dores na relação sexual. Retirar pele em excesso pode causar sequelas desagradáveis e permanentes.

No caso da atrofia dos grandes lábios o tratamento é mais simples, feito com preenchimento de gordura retirada da própria paciente através de uma pequena lipoaspiração feita no abdome ou nas coxas. Com este material, o cirurgião faz a lipoenxertia (técnica de cirurgia plástica que usa a gordura do próprio corpo para preencher, definir ou dar volume) dos grandes lábios, tratando a flacidez e atrofia.

Os procedimentos relatados têm pós-cirúrgico simples. Nas primeiras 48h, a paciente deve ficar de repouso para evitar sangramentos, fazer a higiene local de forma adequada e se abster de relação sexuais por 30 dias. Com estes cuidados, a paciente pode retornar às atividades rotineiras como dirigir e trabalhar após 5 dias de repouso. A sensibilidade e a rotina de vida seguem normalmente.

Termino este artigo ressaltando que a Ninfoplastia devolve autoestima para as mulheres, principalmente para aquelas que desde a adolescência enfrentam desconfortos por falta de acesso aos tratamentos ou a informação sobre este tipo de procedimento cirúrgico.
 
Victor Albuquerque é cirurgião plástico. CRM - MT 8623 / RQE: 3790. Instagram: @drvictoralbuquerque / www.drvictoralbuquerque.com.br
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet