Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Opinião

Relacionamentos – 5 itens indispensáveis

A trilogia original era para ser fechada com o assunto "Indiferença". Porém, encontrei um tema mais pertinente e mais interessante para fechar essa tríade. O que faz um relacionamento dar certo ou errado? Quais os erros mais comuns? Há um manual para isso? Não, não há um manual, mas compreender alguns aspectos inerentes aos relacionamentos farão suas chances de sucesso aumentarem.
 
Admiração
Tudo começa com um olhar. Um olhar de admiração sobre o outro. E nesse olhar estão contidos itens que, como diz a música, fazem nossa "pupila dilatar". Tão para a solidez de um relacionamento quanto para manter acesa a "chama" do casal, a admiração é algo perene que jamais pode faltar num relacionamento. E não só a admiração física, mas também aquele "encantamento", aquela admiração intrínseca que faz você ter orgulho de estar ao lado da pessoa com quem se relaciona.
 
Amizade
Às vezes um relacionamento pode começar com uma amizade, outras, não. Mas ser amigo da pessoa com quem você está é algo tão básico e natural que, quando não há amizade, essa falta passa despercebida pelos casais. E ser amigo significa ser cúmplice, sincero, parceiro, companheiro, preocupado com o bem-estar do outro. É ficar em silêncio e não ficar constrangido. É torcer pelo sucesso do outro e contribuir para sua realização.
 
Respeito
Pode até ser um conceito amplo, mas é muito simples de ser entendido. Respeitar o outro é conhecer o seu tempo, é entender suas imperfeições, é aceitar sua individualidade, proteger suas vulnerabilidades, é compreender, de forma empática, as muitas nuances do seu jeito peculiar de ser. Aquele mesmo jeito que fez você se aproximar dele. E respeitar sua integridade física, emocional, psicológica e espiritual é algo tão necessário quanto desrespeitado.
 
Compatibilidade
Mas o que é ser compatível? É reunir os requisitos básicos para que um relacionamento tenha boas chances de dar certo. Ser compatível significa ter química: aquela sensação de que seus corpos foram feitos um para o outro. Ser compatível significa ter a mesma visão de futuro: planos de médio e longo prazo semelhantes, bem como a forma de os alcançar. Ser compatível significa ter as mesmas crenças: que elas sejam similares ou pelo menos não tão diferentes.
 
Confiança
Talvez o item mais importante. Confiança é algo difícil de construir e muito facilmente destruída. É um dos alicerces de um relacionamento, um dos fundamentos da paz e tranquilidade que devem regar o jardim de um casal. A confiança é um dos alimentos que fortalecem a relação, tornando-a segura, duradoura e apta para enfrentar as dificuldades que porventura virão. Confiar não é fácil, mas é preciso.
 
Esse artigo não tem a pretensão de ser um fim em si mesmo, tampouco essa lista é exaustiva. Existem diversos outros itens que compõem ou deveriam compor um relacionamento feliz e saudável
 
Eustáquio Rodrigues Filho – Cristão, Servidor Público e Escritor. Autor do livro "Um instante para sempre". Instagram: @eepelomundo.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet