Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

A formação como enriquecimento da educação escolar


O discurso da maioria das pessoas prima pela educação de qualidade, mas poucos são os que acreditam na formação como base para qualquer transformação dentro da educação. Não basta incrementação na infraestrutura escolar. Precisa-se articular o enriquecimento da proposta de ensino, a partir de avanços tecnológicos e inovações que estão surgindo com celeridade e que exigem disponibilidade para aprimoramentos, qualificações e especializações.

Os profissionais da educação precisam se preparar para a modernidade. As novas tendências estão aí batendo às portas do futuro com dinâmicas evolutivas e que visam habilidades condizentes com as inovações. As pesquisas avançam cada vez mais e acompanhar as transformações exige tempo e paciência. Os alunos também participam da celeridade das inovações e exigem apoio e comprometimento dos professores nas alternativas de ensino como regime disciplinar do processo pedagógico.

A modernização como forma de aprimoramento para as alternativas de garantias de um futuro melhor; humanizado, passa pelo crivo da autenticidade que aprova e comprova as competências, dentro da dinâmica do saber que abre caminhos na trativa do ensino dinâmico e atualizado. É verdade que a escola contribui para as articulações que enriquecem a busca pelo conhecimento, mas a competência e habilidade no âmbito escolar não se resumem às propostas contidas no processo pedagógico, pelo contrário, busca novidades para o processo, no sentido de oportunizar o aluno às suas próprias descobertas.

A formação docente é muito importante para as instituições de ensino como prova da “preocupação”, dessas instituições, com seu alunado. A oportunização da escola, no sentido de favorecer a continuidade da formação de seus educadores é salutar para a qualidade de ensino da instituição, pois além de manter o profissional ligado a ela, aprimora as habilidades e competências do profissional. De um lado está a educação escolar na berlinda da história, com seus defeitos e dificuldades que a torna inóspita e insossa. E do outro lado estão aqueles, cuja esperança é aprender um pouco mais sobre os aspectos da vida coletiva para obter melhorias e garantir vida e paz num futuro de prosperidades. E, em meio a tudo isso, está o professor; aquele que continua acreditando nas pessoas e nos saberes que é capaz de transformar o mundo.

Com isso, é preciso estabelecer a participação dos professores na dinâmica da inovação, a fim de que eles retribuam à escola os conhecimentos adquiridos para torna-la enriquecida e ligada aos conceitos de modernização, a fim de contribuir com a sociedade no crescimento mútuo das pessoas e direcionada ao futuro que proporciona as mudanças e transformações, as quais são determinantes para a escola.

Quando a escola investe na qualificação de seus profissionais ela está direcionada às vantagens oferecidas pelo futuro que, em processo de celeridade do conhecimento, assegura a contribuição dos profissionais, no sentido de oportunizar, a eles, a interatividade social, dentro da escola, como base para o desenvolvimento de propostas e projetos que visam a integridade entre comunidade e população escolar de forma amplificada na certeza de resultados compensadores. Qualquer investimento direcionado às melhorias da prática de ensino e de motivação à frequência escolar precisa ser visto com carinho e atenção para que todos sejam beneficiados.

Por isso, a formação docente pode assegurar qualidade no ensino, pois proporciona, aos professores, o aprimoramento das competências e habilidades profissionais, fortalecendo, assim, a escola para oferecer à comunidade um ensino que pode primar pela excelência. Contudo, vale dizer que a formação docente, sem dúvida, é o melhor caminho para entrar ao mundo inovador com a certeza de aumentar a autoestima do alunado e de toda a administração escolar. É na formação que as pessoas se fortalecem para enfrentar novos desafios com o corpo e coração abertos a prevalecer a disponibilização que faz dos bons profissionais pessoas dignificadas pela aptidão e humildade.

Portanto, as pessoas que estão ligadas às novidades da vida social, como abertura para novos desafios, são cúmplices da ânsia exacerbada de muitos professores que, ainda, atropelam conceitos para estabelecer as ideias que estão no intimo de cada um como forma de preservar a contemporaneidade que os conservam perseverantes, mas aprofundados na história, porém esperançosos de que a educação receba o carinho necessário para continua como horizontes abertos para as conquistas individuais dos que acreditam nela.   
 
Valdir Rozeno É Funcionário Público Estadual e Mestrando do Curso de Mestrado em Educação ​do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE da UFMT.
 



 
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