Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Revista Times destaca novo aparelho auditivo entre as 100 melhores invenções do ano

Nesta segunda-feira, dia 9 de dezembro, é celebrado o Dia do Fonoaudiólogo. A profissão é regulamentada há 38 anos no Brasil e ao longo dessa jornada, a Fonoaudiologia tem se expandido com pesquisas, tecnologias e aperfeiçoamentos, o que faz que muitas pessoas sejam beneficiadas em todo o mundo. Esta semana, por exemplo, a Revista TIME, dos Estados Unidos, divulgou a lista das 100 melhores invenções de 2019. E nela está um novo aparelho auditivo que oferece tradução em tempo real e alerta de quedas. Uma notícia maravilhosa não apenas para os profissionais da área, mas também para toda população que sofre com perda auditiva.

Amplamente reconhecida e prestigiada, essa lista destaca invenções que tornam o mundo melhor, mais inteligente e até um pouco mais divertido. A revista TIME utiliza diversos processos rigorosos para estabelecer a classificação anualmente. E repercutir isso é tão importante e atual, tendo em vista que, há mais de 20 anos atuando como fonoaudióloga, pude constatar que muitas pessoas, que poderiam se beneficiar de um aparelho auditivo, evitam seu uso, por vergonha ou por desconhecer os benefícios que a ferramenta pode trazer, que vão muito além de apenas voltar a ouvir: seu uso devolve alegria, traz disposição para realizar atividades, devolve o convívio social e proporciona mais qualidade de vida. Por isso, trabalho mostrando aos pacientes e seus familiares, que voltar a ouvir é estar reinserido na sociedade e liberta.

Chamado de Livio AI, trata-se de um aparelho auditivo moderno que, conectado a um celular, traduz conversas em até 27 idiomas, faz alertas sobre quedas e até monitora a prática de atividades físicas. Ele se vale da inteligência artificial para isso. Em Mato Grosso, a novidade destacada pela TIME já está disponível e tenho orgulho de disponibilizá-la na Audax, onde eu atendo.

Para encerrar, uma dica: mesmo com um aparelho de última geração, o trabalho do fonoaudiólogo continuará sendo necessário, para a adaptação, fazendo as regulagens e interferências necessárias e passando orientações e suporte ao usuário e à sua família para o sucesso do tratamento.

Aos meus pacientes um abraço com muito carinho e a todos os fonoaudiólogos, que trabalham com profissionalismo, amor e ética, parabéns pelo nosso dia!
 
Samia Helena Ribeiro é fonoaudióloga em Cuiabá com atuação em Audiologia, na indicação e adaptação de aparelho auditivo.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet