Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Emergente em destaque!

A vilipendiação, dos valores: éticos morais e institucionais em nosso país vêm se tornando uma grandeza, graças  ao descaso, malversação do dinheiro público, através do roubo exacerbado, praticado por políticos corruptos  os chamados, carreiristas.

Aqueles, que geralmente herdam o espólio político, de pais, tios, parentes de segundo graus, visando com isso, perpetuarem no poder, para cometer atos de ilicitudes, práticas comuns em nosso país, cometidos através da corrupção, ativa ou passiva, contra os cofres públicos dos poderes constituídos.

Agora, quando surge um emergente oriundo da periferia da capital, tendo como  espólio deixado pelos  pais, a  honestidade e retidão de caráter; além de  trabalho hercúleo, visando fundar um bairro  periférico, conhecido como Altos da Serra, este local, seus pais ajudaram  criaram.    Deixando a eles, um legado de gratidão e reconhecimento a esse bairro.

Reporto-me, a um emergente querido e reconhecido pela população cuiabana e mato-grossense, o deputado estadual Elizeu Nascimento (DC), que em sua trajetória de vida, marcada por situações inusitadas, que não convém citar; conseguiu vencer as adversidades, impostas pela  vida, entre as quais, a mais premente o baixo poder aquisitivo.

Sua inserção nos quadros da gloriosa Polícia Militar do Estado de Mato Grosso foi sem dúvida alguma, o marco inicial da sua vida política, através da qual, prestou trabalhos de relevância à população cuiabana e, em especial, ao bairro, Altos da Serra,  que o projetou à vida pública.

Trajetória meteórica, de 2012, quando se lançou candidato a vereador até 2018, quando foi eleito deputado estadual obtendo 21.347 votos, se tornando o segundo parlamentar mais votado na capital de Mato Grosso.

No parlamento estadual, quebrou paradigmas ao posicionar-se contrário ao projeto que propunha mudanças na concessão da Revisão Geral Anual (RGA), isso aconteceu nos primeiros meses de mandato.

Empunhou bandeira de luta, de forma ferrenha, posicionando contra o fechamento de delegacias em alguns municípios, foi contrário ao projeto de Lei 668/2019, chamado Cota Zero, proposto pelo governo, tendo como objetivo a proibição da pesca, a partir de janeiro de 2020;  autor da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa S/A, visando, investigar as acusações sobre aumentos abusivos nas contas de energia elétrica, além de enxugamento nos quadros de funcionários e outras irregularidades cometidas pela empresa concessionaria de energia elétrica, entre tantos outros.

O parlamentar em seu primeiro ano de mandato conseguiu superar todas as expectativas, se tornando um dos novatos, mais atuantes no parlamento estadual, apresentando 1.549 indicações, prova inconteste, de trabalho em prol principalmente dos mais humildes, os expropriados do capital.

Com a cassação do mandato da senadora Selma Arruda (Pode-MT), por caixa 2 e abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2018, abriu-se automaticamente vacância do cargo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu convocar novas eleições para preencher o cargo.

Nesse momento, criam-se perspectivas para os prováveis nomes, para ocupar um dos cargos mais cobiçados o de Senador da República.

Ventila-se o nome Elizeu Nascimento (DC), não se sabe se foi colocado como balão de ensaio, porém na primeira enquete realizada, o mesmo, superou grandes nomes, como de José Medeiros (Pode-MT).

Tentaram descaracterizar o Elizeu Nascimento (DC), tanto é verdade, que na primeira pesquisa realizada, a  foto colocada para realização da mesma, foi a do terno azul royal, o mesmo usado em sua posse,  na ocasião, gerou alguns "memes" na internet, porém a sua indumentária acabou o ajudando, até porque o look ou maneira de vestir não  caracteriza o caráter e personalidade da pessoa, cada qual, se veste do jeito que lhe convém,   até porque, nessa primeira enquete ele venceu de goleada.

Obviamente, os grandes tubarões da política mato-grossense, estão preocupados com a performance de um mero emergente, vindo da periferia, porém contando com uma legião de: amigos, admiradores, seguimentos sociais organizados, associações como Movimento Comunitário (UCMB), a gloriosa Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, além de  outros apoiadores.   


Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet