Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Opinião

Você Presente

Mais um ano se encerrou e o outro já se iniciou cheio de esperança e muitos objetivos e metas a serem cumpridas. Assim é a vida, que se renova a cada estação. A Câmara de Vereadores de Cuiabá não é diferente. Afinal, aqui é você presente. E construir pontes é nosso maior desejo.
 
O Parlamento sofre hoje, em todo o mundo, críticas da mídia e incompreensão da sociedade. Isso acontece pelo descompasso entre o tempo legislativo e a velocidade da comunicação, onde parece que as leis podem ser feitas sem o complexo processual de examinar suas repercussões e alternativas, ouvir os especialistas e a sociedade, formar consensos e maiorias. Contrastam com o tempo do Legislativo os tempos do Executivo e do Judiciário, que podem decidir por um ato solitário.
 
Por tudo isso que ocupar esta cadeira, por mais honroso que seja, não é para mim motivo de vaidade, nem de arrogância, mas, ao contrário, gera em mim um sentimento de responsabilidade, dever e gratidão.  Engana-se grandemente quem pensa que determinada pessoa "está no poder" simplesmente por ter sido eleito para ocupar um posto político, ainda que seja o mais importante de todos. Não, ninguém, a não ser o povo, "está no poder", pois a Constituição Federal diz que todo poder emana do povo, que poderá exercer o poder de forma direta, ou poderá exercer o poder por meio dos seus representantes eleitos.
 
Assim, tenho para mim que, na qualidade de vereador e de presidente, sou apenas alguém que deve servir ao meu povo e aos meus colegas vereadores.
 
Além disso, hoje o Poder Legislativo está sim cumprindo com seu dever constitucional. Prova disso é que meus colegas, os servidores da Casa e eu, estamos legislando e nos empenhando ao máximo para fazer esta Casa trabalhar em prol da comunidade cuiabana. 
 
Os números não nos deixam mentir e refletem quão grande foi a atuação desta Casa citando apenas o ano de 2019: foram aproximadamente 24.678 indicações, 5.774 moções, 585 requerimentos, 1.200 processos. E isso sem falar em horas e horas de reuniões, mesmo antes ou após as sessões. 
 
Todo esse trabalho é fruto de uma ação conjunta da Mesa e das lideranças da Câmara, uma vez que sempre tive o modo de agir baseado em decisões colegiadas, com permanente consulta aos líderes em momentos mais sensíveis ao povo, e ao plenário, de modo que se tornou rotina só votarmos assuntos controversos depois de colocar minha costumeira condição de todos estarem devidamente esclarecidos e cientes.
 
Que em 2020 tenhamos força, saúde, paz e alegria para recomeçarmos sempre que necessário, para superarmos nossas limitações dia após dia, para transformarmos nossas fraquezas em força, buscando sempre o amparo e a graça de Deus, nosso poderoso Pai. E também valorizando o aconchego e a presença dos amigos e de nossa família. As pontes estão construídas. Então que 2020 seja mais um ano de realizações em nossas vidas. Um próspero ano novo de paz e luz para todos nós! É o que deseja esta Casa, que é a sua casa, onde o povo é sempre presente.

Vereador por Cuiabá Misael Galvão (PTB)
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet